Há com certeza todo um nervoso miudinho que se apodera dos astronautas na altura em que estão prestes a deixar a Terra, mas imagine o de Yuri Gagarin, quando a 12 de abril de 1961 “arrancava” para aquela que era a estreia do Homem no Espaço.

Em 57 anos as viagens espaciais mudaram tremendamente e no lugar do módulo tipo caixão, para acolher apenas uma única pessoa, temos a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original), um enorme laboratório flutuante que consegue comportar mais de uma dúzia de tripulantes.

Se um pôr-do-sol visto na Terra é maravilhoso, imagine no Espaço
Se um pôr-do-sol visto na Terra é maravilhoso, imagine no Espaço
Ver artigo

A missão com Gagarin durou apenas 108 minutos, mas serviu para provar que os humanos podiam ir ao Espaço e voltar em segurança. Hoje astronautas e cosmonautas, homens e mulheres, representando vários países, acumulam meses seguidos na ISS, contribuindo para estudar e testar os “limites” humanos (e não humanos) de viver num ambiente extraterrestre”. E é com os conhecimentos adquiridos nestes anos todos que, em Terra, já há quem “treine” para ir viver para Marte.

É toda uma evolução dos voos espaciais com humanos que fica melhor demonstrada em imagens, e é isso que vai poder encontrar na nossa galeria, celebrando o Day of Human Spaceflight, instituído pelas Nações Unidas e assinalado a 12 de abril.

 

.