O anúncio de que a Microsoft está a preparar um novo Windows in the car foi feito durante a Build 2014, mas o investimento no setor não é novidade para a tecnológica americana, uma vez que empresas como a BMW, Ford e Nissan já utilizam versões especiais do Windows para criar os seus próprios interfaces com os seus modelos.

Segundo o explicado, o Windows in the car será uma versão do Windows Phone que irá comunicar diretamente com um ecrã no painel de comandos do veículo.

O sistema vai precisar de um smartphone compatível para poder ser usado, já se avançando nomes de fabricantes como a Sony, Nokia, LG, Samsung e HTC como algumas das interessadas no produto.

O Windows in the car ainda não passa de um conceito, que contudo já está a ser testado em alguns veículos. O protótipo em testes utiliza a tecnologia Mirrorlink, atualmente usada nos modelos da Nokia com Symbian e nos auscultadores da linha Sony Xperia Z.

Volkswagen, Honda, Toyota e Citroen são algumas fabricantes automóveis que já trabalham em versões de veículos compatíveis com a tecnologia Mirrorlink, assim como as empresas Alpine e Pioneer, especializadas em equipamentos áudio.

A Microsoft quer desta forma apurar a sua estratégia automóvel, que ultimamente tem ganho maior dinâmica com uma sucessão de anúncios de tecnologia que dota a condução de "inteligência artificial". A Apple protagonizou um destes anúncios com o lançamento do Apple CarPlay.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico