No dia 8 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Mais Segura, mas a Microsoft, em parceria com a GNR e o Consórcio do Centro Internet Segura vão celebrar o mês inteiro com várias iniciativas de sensibilização junto da comunidade escolar. A primeira será no dia 8 de fevereiro, no dia oficial, com uma campanha para incentivar o uso correto da tecnologia. A ação será feita junto dos alunos do ensino básico e secundário.

As sessões de sensibilização da edição deste ano vão utilizar como base Minecraft, o jogo que promove a aprendizagem, criatividade, colaboração e resolução de problemas numa experiência mais imersiva e divertida. Este ano a metodologia baseia-se no jogo para aprender, para que seja mais interativa e divertida para os alunos absorverem os temas da segurança na utilização da internet.

Veja na galeria alguns exemplos de como Minecraft está a ser utilizado na educação:

Eduardo Antunes, diretor executivo do sector público da Microsoft Portugal, diz que a iniciativa é muito importante no contexto do aumento das quebras de segurança que se tem registado, assim como ciberataques e roubos de identidade no mundo cada vez mais digital. “Alertar, sensibilizar e formar a nossa comunidade escolar é fundamental porque é através da formação, da correta utilização da tecnologia e da aplicação de boas práticas que se minimizam, ou mesmo evitam, muitos dos perigos identificados”.

Através do Minecraft, durante as sessões os alunos vao aprofundar temas como fake news, segurança, cyberbullying, proteção e a partilha de informação na internet.  Foi a Visionarium que criou as experiências das atividades das sessões, que foram adaptadas aos diferentes graus de ensino dos alunos.

Do lado da GNR, a Major Mafalda Almeida, refere que as tecnologias foram importantes para a continuidade do ensino em casa durante a pandemia e por isso a entidade policial tem apostado em ações de prevenção e sensibilização.

Há quanto tempo não troca as suas passwords? Reforce a segurança online com estas dicas
Há quanto tempo não troca as suas passwords? Reforce a segurança online com estas dicas
Ver artigo

Para os alunos interessados, as sessões são gratuitas, sendo administradas por voluntários tanto da Microsoft como GNR. Será necessário que as respetivas escolas façam a requisição da sua sessão através do email sessoesSIDPT@microsoft.com partilhando a disponibilidade de horário e clico de ensino. “Desde o seu início, as ações de sensibilização já impactaram mais de 223 mil estudantes e professores em 1.250 escolas, com o apoio de 1.400 voluntários”, disse a Microsoft no comunicado.

Numa outra iniciativa, a Microsoft e a Universidade de Cambridge criaram mapa educativo de Minecraft para ensinar inglês às crianças, de uma forma mais divertida, interativa e imersiva. Através do mapa, as crianças vão poder aprender novas palavras, assim como a resolver problemas, incentivando a sua criatividade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.