
Um grupo de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu uma nova tipologia de superfície que consegue mover, empilhar e desmontar objetos modulares. É como ter centenas de ‘formigas’ a trabalharem em conjunto para atingir um determinado objetivo.
O sistema em si pode ser considerado como autónomo pois executa todos os movimentos sem intervenção humana. Mas nesta fase do projeto, a superfície só consegue executar as suas funções se lhe forem dadas essas ordens.
Os Kinect Blocks, como são chamados funcionam, com a ajuda de um sensor Kinect da Microsoft. O dispositivo deteta a posição dos objetos na superfície, comunicando depois com o programa principal para definir quais pinos 3D devem ser levantados e em que momento.
O TheNextWeb salienta que esta tecnologia pode ser usada em determinadas indústrias de fabrico e transporte de materiais, assim como em áreas ligadas à construção. Consegue imaginar por exemplo uma superfície que rapidamente constrói um muro ou empilha várias paletes, sem que haja necessidade de intervenção humana?
Ainda recentemente o físico teórico Stephen Hawkings considerou que no futuro os humanos não devem temer a inteligência das máquinas, mas antes a sua eficácia. E os Kinect Blocks podem ser um exemplo dessa eficiência futura.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários