A Mozilla está a preparar um browser especificamente desenhado para o iPad, da Apple. O projeto foi revelado durante uma conferência, onde os responsáveis pela iniciativa fizeram uma apresentação do protótipo do navegador a que chamaram Junior.

A Fundação, mais conhecida pela criação do Firefox, pretende criar uma alternativa para a navegação Web nos tablets da Apple, que seja capaz de "revolucionar, de raiz, a experiência de utilização" até agora oferecida por este tipo de dispositivos, afirma no blog oficial.

A equipa responsável pelo projeto, que integra elementos que estiveram na génese da criação do browser móvel da Opera, afirma que a solução em desenvolvimento será capaz de tornar a navegação nestes equipamentos "mais divertida e ergonómica".

"Navegar na Web num iPad é uma experiência miserável. É a melhor possível num dispositivo móvel (desculpem pessoal do Android, mas é), mas ainda assim não é boa", defendem os membros da equipa, acrescentando que usar um browser num tablet ainda é encarado como uma coisa de segunda, em relação às aplicações, por não constituir uma experiência divertida. "Toda a gente prefere usar uma app", afirmam.

Assim, terão optado por construir um software que, na experiência de utilização se assemelhe mais a uma aplicação móvel.

A tentativa fica, desde logo, patente no design do browser, que ocupa todo o ecrã do equipamento, sem deixar espaço a barras de endereços ou botões no topo da página. Uma opção que é classificada como "mais imersiva".

[caption][/caption]

Na verdade, neste navegador só há espaço para dois botões. Um deles serve para voltar à página anterior e o outro ( identificado com o símbolo +) permite aceder a um menu a partir do qual se pode fazer pesquisas, inserir um endereço URL e aceder ao histórico de navegação.

[caption][/caption]

O protótipo agora revelado insere-se nos trabalhos da Product Design Strategy, da Mozilla, criada com o objetivo de vencer os concorrentes criando produtos que lhe permitam antecipar-se a eles, explicam no vídeo, onde a partir do minuto 30 é possível assistir à apresentação do Junior - e aceder a algumas imagens com melhor qualidade do que as que aqui conseguimos reproduzir.

Nota da Redação: O artigo foi atualizado com um vídeo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.