
O projeto Mars Trek já dava acesso à navegação pelo planeta com base em imagens e dados captados nos últimos 50 anos, oferecendo aos mais curiosos, alunos, cidadãos e cientistas, uma forma de explorar o terreno e ajudar na missão.
Agora a Experience Curiosity leva a experiência mais longe em conjunto com o robot que tem realizado as mais significativas explorações em Marte, simulando o terreno em 3D com base nos dados que têm sido recolhidos e dando aos utilizadores uma visão única do dia a dia no planeta.
Uma equipa da Nasa já está a usar o Mars Trek para ajudar a escolher o local onde vai "amartar" a próxima missão, em 2020, e a aplicação vai ser usada como parte do novo processo para selecionar também locais candidatos à exploração humana do planeta, prevista para 2030. Mas é também uma ferramenta de entretenimento.
A experiência tem mapas interativos e pode ser experimentada num browser com comandos de jogos, ou usando o teclado e rato. Os mais aventureiros podem ainda imprimir modelos físicos da topografia em impressoras 3D.
A aventura do Curiosity no planeta Marte começou a 6 de agosto de 2012 e o rover já fez um percurso significativo e descobertas relevantes no planeta vermelho que ainda estão a ser analisadas pelos cientistas.
Recorde algumas imagens mais marcantes da missão da NASA em Marte.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários