A equipa por detrás da sonda InSight decidiu nomear uma rocha marciana de “Rolling Stones Rock”. Trata-se de uma pedra pouco maior do que uma bola de golfe que terá rolado cerca de um metro, impulsionada pelos propulsores da Insight, quando a sonda tocou a superfície marciana, a 26 de novembro de 2018, na sua missão de estudar o interior do planeta vermelho.

A NASA explica que, nas imagens registadas pela InSight no dia seguinte, é possível ver as marcas deixadas pela pequena rocha na sua deslocação. O percurso foi o maior a que a agência espacial norte-americana assistiu até agora, de uma pedra a rolar, na aproximação de uma das suas naves.

O processo foi simulado num vídeo:

Já há muito que a equipa do Jet Propulsion Laboratory, responsável pela missão, chamava a pedra de Rolling Stones Rock, mas o anúncio da nomeação oficial foi feito pelo ator Robert Downey Jr., esta quinta-feira, dia 22 de agosto, no palco do estádio Rose Bowl, em Pasadena, onde também ficam as instalações do JPL, antes do concerto dos Rolling Stones.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.