
A equipa por detrás da sonda InSight decidiu nomear uma rocha marciana de “Rolling Stones Rock”. Trata-se de uma pedra pouco maior do que uma bola de golfe que terá rolado cerca de um metro, impulsionada pelos propulsores da Insight, quando a sonda tocou a superfície marciana, a 26 de novembro de 2018, na sua missão de estudar o interior do planeta vermelho.
A NASA explica que, nas imagens registadas pela InSight no dia seguinte, é possível ver as marcas deixadas pela pequena rocha na sua deslocação. O percurso foi o maior a que a agência espacial norte-americana assistiu até agora, de uma pedra a rolar, na aproximação de uma das suas naves.
O processo foi simulado num vídeo:
Já há muito que a equipa do Jet Propulsion Laboratory, responsável pela missão, chamava a pedra de Rolling Stones Rock, mas o anúncio da nomeação oficial foi feito pelo ator Robert Downey Jr., esta quinta-feira, dia 22 de agosto, no palco do estádio Rose Bowl, em Pasadena, onde também ficam as instalações do JPL, antes do concerto dos Rolling Stones.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários