A equipa por detrás da sonda InSight decidiu nomear uma rocha marciana de “Rolling Stones Rock”. Trata-se de uma pedra pouco maior do que uma bola de golfe que terá rolado cerca de um metro, impulsionada pelos propulsores da Insight, quando a sonda tocou a superfície marciana, a 26 de novembro de 2018, na sua missão de estudar o interior do planeta vermelho.
A NASA explica que, nas imagens registadas pela InSight no dia seguinte, é possível ver as marcas deixadas pela pequena rocha na sua deslocação. O percurso foi o maior a que a agência espacial norte-americana assistiu até agora, de uma pedra a rolar, na aproximação de uma das suas naves.
O processo foi simulado num vídeo:
Já há muito que a equipa do Jet Propulsion Laboratory, responsável pela missão, chamava a pedra de Rolling Stones Rock, mas o anúncio da nomeação oficial foi feito pelo ator Robert Downey Jr., esta quinta-feira, dia 22 de agosto, no palco do estádio Rose Bowl, em Pasadena, onde também ficam as instalações do JPL, antes do concerto dos Rolling Stones.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários