Está feito mais um lançamento pela SpaceX. Depois da Crew-5, GPS III Space Vehicle 06, Inmarsat I6-F2, CRS-28, Intelsat G-37 e de quatro missões Starlink, o experiente primeiro estágio do foguetão Falcon 9 escolhido acaba de “empurrar” uma nave Cygnus em direção à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês).

Aquela que é a 20ª missão de reabastecimento da Northrop Grumman para a Estação Espacial Internacional leva mais de 3.700 quilos de mantimentos, equipamentos e experiências que prometem uma série de avanços científicos e tecnológicos.

Veja na galeria as imagens do lançamento da Cygnus e do regresso do Falcon 9

Entre a carga da nave Cygnus está MIRA, um pequeno robot cirurgião. Desenvolvido pela startup médica Virtual Incision, o MIRA - Miniaturized In-vivo Robotic Assistant permitirá que os médicos façam cirurgias remotamente, até mesmo quando o paciente estiver a centenas de quilómetros de distância, flutuando na órbita da Terra.

Com apenas um quilograma, consiste num pequeno braço ciborgue, com duas extremidades, capaz de segurar instrumentos cirúrgicos, como por exemplo tesouras. O robot realizou sua primeira cirurgia em agosto de 2021, auxiliando numa hemicolectomia direita, fazendo uma única incisão num paciente.

Clique nas imagens para mais detalhe

Além do MIRA, a Cygnus leva outros instrumentos e experiências a bordo, como uma plataforma de reentrada em órbita que recolhe dados vitais sobre sistemas de proteção térmica, uma cultura de células de cartilagem 3D destinada a manter a cartilagem saudável em ambientes de menor gravidade, a plataforma autónoma de fabrico de semicondutores MSTIC e uma impressora 3D projetada para testar a capacidade de impressão de pequenas peças metálicas no espaço.

Se tudo correr como previsto, a nave batizada como S.S. Patricia “Patty” Hilliard Robertson, em homenagem à ex-astronauta da NASA, chega à ISS na quinta-feira, dia 1 de fevereiro , onde vai permanecer até maio, altura em que partirá do laboratório orbital para uma reentrada (inofensiva) na atmosfera terrestre.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.