Há três anos começava uma dos períodos mais desafiantes da história da Nintendo: a tecnológica japonesa lançava no mercado europeu a Wii U, a consola sucessora da Wii, que por sinal tinha sido um sucesso de vendas, acumulando mais de 120 milhões de unidades comercializadas.

A Nintendo voltava a apostar num conceito de jogabilidade diferenciador e que recorria a um segundo ecrã para dar ao jogador mais liberdade sobre o televisor e mais contexto sobre os jogos. A Wii U chegava com a promessa de suporte das grandes editoras e com jogos que não eram apenas familiares, caso de Call of Duty, Splinter Cell e Assassin's Creed.

Mas rapidamente tudo mudou. No final do primeiro ano de mercado as vendas abaixo do esperado sinalizaram aquilo que ainda se verifica atualmente: a Nintendo não soube acompanhar as exigências do gaming e perdeu claramente para a Xbox One e para a PlayStation 4 na potência das consolas.

Mesmo pressionada pelos acionistas e pelos resultados financeiros negativos, a verdade é que a empresa nipónica assumiu um compromisso com a Wii U e com os seus detentores - continuou a desenvolver jogos e a fazer grandes lançamentos apesar da base instalada que atualmente ronda as 10,7 milhões de unidades.

Caso tenha uma Nintendo Wii U ou faça parte dos seus planos comprar uma nos próximos meses, esta é uma lista de alguns dos melhores jogos da consola - e desta geração de consolas - até ao momento. O sistema pode não ser um sucesso de vendas, mas nem por isso a Nintendo deixou de lhe dar toda a dedicação.

Confira estes 12 títulos:

O mais recente título da Nintendo a conquistar a crítica foi o jogo Super Mario Maker, um que coloca os jogadores no papel de criadores de níveis. O TeK também ‘meteu a mão na massa’ e criámos cinco níveis que podem ser experimentados por todos os que têm o jogo.

Em breve mais jogos vão juntar-se à lista de ‘indispensáveis’ da Wii U. Xenoblade Chronicles X fica disponíveis ainda esta semana, com o próximo jogo de Zelda a estar programado para 2016.

A Nintendo ainda não desistiu totalmente da Wii U, mas claramente já está a pensar noutras aventuras. Em primeiro lugar numa nova consola, a Nintendo NX. Em segundo lugar nos dispositivos móveis e no lançamento de cinco jogos até 2017, entre os quais o já confirmado Miitomo.