A Nokia apresentou esta semana dois novos telefones Dual SIM, ou seja, que comportam a utilização de dois cartões em simultâneo. Neste caso, com a particularidade de permitirem configurar até cinco cartões diferentes para o mesmo dispositivo.

A especificidade não significa que os cinco cartões possam estar em simultâneo em uso, mas antes que serão reconhecidos pelo telefone uma vez introduzidos no mesmo. Outra das singularidades relativas aos cartões é a possibilidade de um deles ser substituído sem necessidade de desligar o equipamento e levantar a bateria - isto porque enquanto um dos SIM é colocado debaixo da bateria, o outro é introduzido na lateral do telefone.

Os modelos, com chegada prevista ao mercado português para Julho, chamam-se X1-01 e C202 e, segundo a fabricante, visam oferecer uma experiência conveniente e intuitiva sem comprometer as funcionalidades e características de entretenimento.

[caption]Nokia X1-01[/caption]

Segundo Gestor de Programas da Nokia Portugal, Miguel Duarte Pedro, os equipamentos "oferecem mais memória, uma bateria mais duradoura e funcionalidades de entretenimento superiores a outros produtos Dual SIM já existentes no mercado".

O primeiro apresenta-se como um dispositivo mais vocacionado para o segmento jovem, revelando particular preocupação com funcionalidades como a reprodução de música e contando mesmo com uma coluna exterior "para partilhar as faixas favoritas com os amigos", diz a Nokia.

Caracterizado como dispositivo capaz de oferecer "a melhor experiência de música Dual SIM do mercado", oferece suporte para cartões de memória até 16GB, bem como a capacidade de criar playlists e conta com teclas de música dedicadas. A bateria pode ir até às 36 horas de reprodução contínua de música.

O equipamento, que dispensa atributos como a habitual máquina fotográfica ou ligação 3G, por exemplo, foi concebido para oferecer "a máxima funcionalidade ao mais baixo preço", assume a empresa, no site oficial - embora o valor para o mercado português não seja ainda conhecido.

[caption]Nokia X1-01[/caption]

No caso do Nokia C2-02 a aposta vai para a Internet, ficando assegurado o acesso ao email, troca de mensagens instantâneas (chat) e navegação Web, em condições "superiores a produtos concorrentes", segundo a marca - embora a ligação seja GPRS.

[caption]Nokia C2-00[/caption]

O dispositivo conta com entrada para cartões de memória até 32GB, leitor multimédia, câmara VGA, envio e recepção de MMS e entrada micros USB.

Embora a Nokia Portugal não avance ainda valores para a comercialização nas lojas nacionais, no site internacional é referido o preço de 45 euros, antes de acrescentadas as taxas e impostos em vigor para cada país.

[caption]Nokia C2-00[/caption]