(Actualizada) Alinhado com o resto da Europa, o lançamento de uma nova geração de televisores da Toshiba chega a Portugal em Maio. A fabricante anunciou ontem, em Roma, um leque alargado de novos produtos. A área dos televisores é a que merece maior destaque nesta edição 2011 do Toshiba World, bem como a plataforma que passará a dar suporte à linha de topo de equipamentos nesta área.
Os televisores baseados na plataforma multiprocessador Cevo, suportada em sete núcleos de processamento, co-processor especial para algoritmos de imagem e DRAM integrada de 9.6 Bbps são - garante a fabricante - os primeiros do mercado a integrar um sistema automático de auto-calibragem da imagem. Oferecem ainda 3D avançado e capacidade de conversão de imagens 2D para 3D.
Outra possibilidade interessante é o reconhecimento facial para identificação dos utilizadores, que pode ser configurado para um máximo de quatro perfis e permitir ao utilizador definir canais e conteúdos preferidos, bem como níveis de privacidade para acesso a esses conteúdos. Perante um utilizador com perfil definido, o dispositivo assume as configurações que tem memorizadas.
[caption][/caption]
Os televisores suportados no motor Cevo adoptam também uma nova geração de paineis LED, designados pela Toshiba ProLED 512 (com 500 GB HDD incluídos) e ProLED 32, que variam essencialmente no nível dos detalhes que é possível afinar para a qualidade de imagem.
Os equipamentos com painel ProLED de 512 clusters, com 55 polegadas de ecrã, serão os primeiros a chegar ao mercado, com lançamento previsto já para o mês de Maio.
Os dispositivos com ProLED 32 - que ao nível do design vão reeditar uma parceria já feita no ano passado pela Toshiba com a Jacob Jensen Design - serão lançados no Verão.
O primeiro modelo suportado na plataforma Cevo (55ZL1) vai custar em Portugal à volta de 5.200 euros, adiantou ao TeK Ana Paula Martins, product manager para área de produtos de consumo da Toshiba Portugal.
Sascha Lange, director de marketing da Toshiba para a área de produtos de imagem na Europa, sublinhou a inovação do motor Cevo e assegurou que num prazo de 12 meses a fabricante conseguirá tirar partido da plataforma para lançar TVs 3D que não precisam de óculos.
[caption][/caption]
Mais novidades
A Toshiba apresentou ainda a nova linha SL833, com ecrãs de 32, 37 e 42 e 46 polegadas, de ecrã Full HD com retroiluminação Edge LED e Motion Picture Enhancement, que conta com tecnologia M100 HD 100Hz da Active Vision.
A série UL863 também teve espaço no palco da cidade do cinema em Roma, onde decorreu a apresentação conduzida pela fabricante japonesa. Com ecrã Full HD LCD, a linha UL863 assegura ainda compatibilidade com Windows 7 e suporte para o padrão HbbTv (Hybrid broadcast broadband TV), que possibilita a gravação de vídeo por USB. Incorpora ainda uma interface de ligação WLAN.
A linha VL863 foi mais uma novidade na mesma área das TVs, neste caso introduzindo uma tecnologia baseada num filtro de polarização para reprodução de imagens 3D. Frequentemente usada nos cinemas, esta tecnologia vem permitir aceder a conteúdos 3D com óculos mais leves e que dispensam pilhas ou circuitos integrados. Cada modelo é vendido com quatro pares de óculos.
A fabricante promete ainda que cada par adicional de óculos será vendido a preços “bastante acessíveis”. Com modelos de 42 e 47 polegadas, esta linha de televisores chega às lojas europeias durante o segundo trimestre. Os lançamentos em Portugal deverão seguir as datas definidas para a Europa, embora nem todos os modelos de cada série cheguem às lojas, pelo menos numa primeira fase.
Estas três linhas de equipamentos, tal como a primeira TV desenvolvida sobre a plataforma Cevo – sobre a qual o TeK já escreveu -, integram acesso ao novo Toshiba Places.
Nota de redacção: Notícia actualizada com informação de mais linhas de televisores apresentadas pela Toshiba, no mesmo evento onde mostrou os primeiros modelos baseados na plataforma Cevo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários