A ideia é da Nervous Systems que tem uma aplicação que permite desenhar a roupa e imprimir directamente, vestindo de seguida sem montagem adicional.

Vários estilistas têm vindo a fazer experiências com os novos materiais e o TeK já tinha dado conta de uma delas

A Nervous Systems foi criada por alunos do MIT, Jessica Rosenkrantz e Jesse Louis-Rosenberg, e o seu trabalho pode revolucionar a forma como a moda é produzida.

Atá agora a maior parte das propostas de roupas em 3D requeriam alguma montagem depois da impressão, mas a equipa da Nervous Systems desenvolveu um conceito, o vestido Kinematic que usa uma única peça de plástico para produzir a peça que dispensa montagem e tem um toque e movimento mais natural, como se fosse tecido, escreve o Mashable.

O vestido que é apresentado nas fotos demorou 44 horas a imprimir e é feito de pequenas peças que se encaixam para produzir o resultado final, composto por 2.279 peças.

O design já atraiu a atenção do museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA) que adquiriu o vestido, com o software usado para o criar, para a sua colecção de Arquitetura e Design, mas não há ainda data para integrar qualquer exposição.

A Nervous Systems já testou também o conceito em joalharia, cintos e outras peças de moda, em plástico e em metal.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico