A sonda da NASA, a New Horizons, capturou novas imagens de Plutão que desta vez foram mostradas a cores. Revelam duas faces diferentes e manchas uniformes ao longo do equador do planeta anão.

As imagens, divulgadas esta quarta-feira, não chegaram aos cientistas como as vemos hoje. Foram capturadas pelo Long-Range Reconnaissance Imager (LORRI) a preto e branco e em alta-resolução e combinadas com outras imagens a cores e de baixa resolução recolhida com outros instrumentos a bordo da nave, como o sistema Ralph.

As manchas deixaram os cientistas intrigados e entusiasmados. "É um verdadeiro quebra-cabeças - nós não sabemos o que as manchas são e mal podemos esperar para descobrir", afirmou Alan Stern, investigador do New Horizon, em comunicado .

 

 

"Também um quebra-cabeças é a grande e dramática diferença entre as cores e aparência de Plutão comparado com a mais escura e cinzenta lua Charon", adicionou. À medida que a sonda se aproxima do planeta-anão, a equipa começa a obter imagens mais claras e informações mais detalhadas. Por exemplo, o LORRI e o Ralph vão conseguir num futuro próximo detetar nuvens, se existirem.

"Nós estamos à procura de nuvens nas nossas imagens recorrendo a várias técnicas", declarou Kelsi Singer, uma das investigadoras da equipa, explicando que as nuvens permitirão registar informação sobre a direção e a velocidade do vento em Plutão.

 

O ano passado, como noticiado pelo TeK, a sonda recolheu imagens durante cinco dias e a NASA utilizou-as para elaborar um pequeno vídeo. A recolha representou um recorde em termos de distância face ao planeta anão, já que foram tiradas 10 vezes mais próximo de Plutão do que da Terra.