
A sonda da NASA, a New Horizons, capturou novas imagens de Plutão que desta vez foram mostradas a cores. Revelam duas faces diferentes e manchas uniformes ao longo do equador do planeta anão.
As imagens, divulgadas esta quarta-feira, não chegaram aos cientistas como as vemos hoje. Foram capturadas pelo Long-Range Reconnaissance Imager (LORRI) a preto e branco e em alta-resolução e combinadas com outras imagens a cores e de baixa resolução recolhida com outros instrumentos a bordo da nave, como o sistema Ralph.
As manchas deixaram os cientistas intrigados e entusiasmados. "É um verdadeiro quebra-cabeças - nós não sabemos o que as manchas são e mal podemos esperar para descobrir", afirmou Alan Stern, investigador do New Horizon, em comunicado .
"Também um quebra-cabeças é a grande e dramática diferença entre as cores e aparência de Plutão comparado com a mais escura e cinzenta lua Charon", adicionou. À medida que a sonda se aproxima do planeta-anão, a equipa começa a obter imagens mais claras e informações mais detalhadas. Por exemplo, o LORRI e o Ralph vão conseguir num futuro próximo detetar nuvens, se existirem.
"Nós estamos à procura de nuvens nas nossas imagens recorrendo a várias técnicas", declarou Kelsi Singer, uma das investigadoras da equipa, explicando que as nuvens permitirão registar informação sobre a direção e a velocidade do vento em Plutão.
O ano passado, como noticiado pelo TeK, a sonda recolheu imagens durante cinco dias e a NASA utilizou-as para elaborar um pequeno vídeo. A recolha representou um recorde em termos de distância face ao planeta anão, já que foram tiradas 10 vezes mais próximo de Plutão do que da Terra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários