O novo vídeo que surgiu na Internet mostra exatamente o que já tinha sido mostrado, mas muito mais perto: o foguetão da SpaceX aproxima-se a grande velocidade da plataforma, inclinado, mas consegue recuperar e estabilizar. No entanto no momento de pousar na plataforma flutuante dá-se um desequilíbrio. Veja as imagens alegadamente captadas por uma GoPro.

Até aqui já se sabia que o rocket espacial não tinha sobrevivido, mas não haviam imagens da explosão final. Foi ainda divulgado um outro vídeo, que mostra toda a sequência vistam à distância, destaca o The Verge.

Apesar da espetacularidade e dramatismo das imagens, ambos os vídeos compravam que a SpaceX, empresa de transporte espacial criada por Elon Musk, está muito perto de conseguir o seu objetivo: criar um sistema de recuperação de foguetões.

Desta forma será possível reaproveitar os rockets e reduzir os custos das viagens para o espaço - tanto para reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), como no lançamento de satélites e como em futuras missões de exploração.

Mas como o próprio Elon Musk diz, o que a empresa está a tentar fazer é o mesmo que equilibrar um guarda-chuva na palma da mão no meio de uma tempestade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico