Ao longo de toda a semana, a dona do serviço de jogos para PC Steam, revelou várias novidades que colocam no terreno a visão da empresa relativamente à forma de levar para a sala de estar a experiência de jogos vivida no PC.



A Valve começou por apresentar um novo sistema operativo Linux, que será o veículo para levar para a TV todas as funcionalidades da sua plataforma de jogos, por agora disponíveis apenas no PC.


A meio da semana confirmou os rumores que davam como certo o lançamento de uma consola, apresentando o conceito da Steam Machine, que ainda não foi realmente mostrada, mas sobre a qual se sabe já que a empresa procura parceiros para o fabrico. A sequência de lançamentos fechou com a apresentação do Steam Controller.



O dispositivo pretende revolucionar a maneira de jogar na sala de estar e adaptar de forma, tão natural quanto possível, a experiência de quem habitualmente o usa o rato ou o teclado a um novo espaço de entretenimento. Segundo a empresa, dos três lançamentos, o novo comando representa o maior desafio.


Um dos elementos chave do dispositivo é o facto de dispensar os habituais manípulos de controlo de movimento. No mesmo lugar há dois trackpads de alta precisão. O resto dos controlos incluídos no comando, onde também há um ecrã tátil, pode ver abaixo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ao todo, há 16 botões para dominar, uma soma que vai muito para além do número habitual de opções disponíveis no comando das consolas, que assumem uma lógica idêntica nas diferentes marcas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O novo comando chega às lojas só em 2014, mas antes disso a Valve dará oportunidade a cerca de 300 jogadores para o experimentarem e partilharem feedback.

O dispositivo funcionará com qualquer equipamento que suporte a plataforma Steam, com mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo, mas o grande objetivo da marca é levar os seus jogos para a sala de estar. O comando é um dos três elementos indispensáveis para dar este salto até ao sofá com a melhor vista para o televisor.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.