(Actualizada) Sem contar com Steve Jobs, a abertura do Worldwide Developers Conference da Apple não deixou de ser pródiga em novidades, com o lançamento de uma nova versão do iPhone, o iPhone 3G S, novos modelos MacBook Pro e ainda o Mac OS X Snow Leopard e a versão 4 do Browser Safari.

Mas umas das novidades com maior impacto nas vendas da marca poderá ser um reposicionamento de preços. Os novos MacBooks têm preços de venda a público que são até 200 euros mais baixos do que as versões anteriores e o iPhone 3G S vai ser vendido a 199 dólares (o preço para Portugal ainda não está definido), levando a uma redução do valor do iPhone 3G para os 99 dólares.

[caption]Nome da imagem[/caption] O novo modelo do iPhone foi, aliás, a estrela da conferência. Com o dobro da capacidade da versão anterior, com 32GBytes, o iPhone 3G S duplica a velocidade e a performance e garante mais autonomia. A integração do suporte a HSDPA de 7,2 Mbps será certamente bem vinda pelos utilizadores europeus.

A nível da imagem as diferenças centram-se na câmara de 3 megapixels com focagem automática e a gravação de vídeo facilitada.

O iPhone 3G S integra o iPhone OS 3.0, que conta com mais de 100 novas funcionalidades e permite o controlo de algumas funções através da voz. Este controle funciona para o iPhone mas também para as funcionalidades iPod, de gestão de música, sendo possível ler as músicas por artistas, álbum ou playlist, fazer pausa na música ou passar para a próxima faixa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Veja ainda o Vídeo da Apple com uma visita guiada a algumas funcionalidades do novo telemóvel.

Nos MacBooks Pro, e para além da baixa de preços que vai até 200 euros em alguns modelos, o alargamento da autonomia até 40% é uma das novidades mais esperadas. A linha de notebooks profissionais com unibody em alumínio foi actualizada para incluir modelos de 13, 15 e 17 polegadas, mantendo a utilização dos ecrãs LED com retoiluminação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Estes modelos já estão disponíveis em Portugal através da loja da Apple e dos distribuidores e têm preços a partir de 1.149 euros para o MacBook Pro 2.26 GHz, de 13 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as muitas novidades conta-se também o Mac OS X Snow Leopard, a nova versão do sistema operativo da Apple, que vai ser comercializado como upgrade para todos os utilizadores do Mac OS X Leopard já em Setembro.

O Snow Leopard inclui centenas de melhorias, entre as quais o suporte out of the box para Microsoft Exchange e novas funcionalidades de acessibilidade. Não existe ainda informação sobre o preço mas sabe-se que o Snow Leopard irá estar disponível como licença única, como Family Pack para uma licença de cinco utilizadores, para utilizadores Tiger com um Mac baseado em Intel e dentro da Mac Box Set com o iLife '09 e o iWork '09.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A versão servidor foi igualmente lançada ontem, estando também disponível em Setembro. O preço já foi divulgado para os Estados Unidos e é de 499 dólares, o que o torna o sistema de servidor para Apple mais barato de sempre.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Por último a Apple apresentou a versão 4 do seu browser Safari, que tinha sido lançado em beta em Fevereiro e está disponível para sistemas operativos Mac e Windows. O browser possui um novo motor Nitro JavaScript que a empresa garante que executa JavaScript praticamente oito vezes mais rápido que o IE 8 e mais de quatro vezes mais rápido que o Firefox 3.

Nota da Redacção: [15:58] A notícia foi actualizada para precisar a redução de preços dos novos MacBook Pro, que chega aos 200 euros e não 100 euros, como tinhamos referido inicialmente. Foi também acrescentado um vídeo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.