A Microsoft prepara-se para disponibilizar até ao final deste ano uma nova e "recauchutada" versão do seu famoso programa de instant messaging (chat), o Windows Live Messenger, e aproveitou uma apresentação na Universidade de São Paulo (Brasil), esta quarta-feira, para mostrar algumas das novidades.

Integração é a palavra de ordem. É neste sentido que muitos serviços têm evoluído, procurando proporcionar experiências que permitam aos utilizadores fazer o maior número de coisas possível sem abandonarem o mesmo "ambiente", e a gigante de Redmond não é excepção - mesmo que isso implique livre-trânsito para o programa a alguns dos seus concorrentes.

[caption]Novo Messenger. Captura da Microsoft[/caption]

Nomes como o YouTube, Facebook, MySpace, LinkedIn ou Flickr deverão marcar presença na lista de serviços com os quais o novo Messenger vai garantir integração - permitindo o acesso e actualização dos mesmos sem que o utilizador precise de minimizar a janela do programa da Microsoft.

Por falar em janela, convém esclarecer que o aspecto desta em pouco se assemelha àquele a que a última versão tinha habituado os utilizadores. Entre as alterações ao interface contam-se, por exemplo, a disposição das conversas por tabs e a visualização de outros conteúdos para além das janelas de chat.

As novas funcionalidades incluem conversas com vídeo em alta definição e ecrã completo, a participação em conversas vídeo enquanto se joga, partilha de fotografias ou conversa, e a pesquisa e integração de resultados do Bing na (e através da própria) janela de conversação.

[caption]Novo Messenger. Captura da Microsoft[/caption]

De acordo com um comunicado da Microsoft, outra das novidades passa pela possibilidade de integração do Messenger em sites Web, que tanto vai "permitir conversar e partilhar ficheiros" com a lista de contactos do Messenger sem sair das páginas Web, como receber actualizações desses sites através do programa de instant messaging.

[caption]Novo Messenger. Captura da Microsoft[/caption]

Outras das funcionalidades são a sincronização das listas de contactos do utilizador em várias redes sociais e das actualizações de estado, fazendo com que este seja actualizado simultaneamente em todos os serviços deste tipo onde o internauta tenha conta - desde que tenha solicitado a conexão dos mesmos.

[caption]Novo Messenger. Captura da Microsoft[/caption]

O novo Windows Live Messenger está neste momento a ser testado a nível interno pela empresa, estando o lançamento da beta pública agendado "para os próximos meses". A disponibilização da versão final terá lugar antes do final do ano - altura em que poderá ser descarregada aqui.

Segundo a empresa, em Portugal o Messenger conta com 3,5 milhões de contas activas, ganhando cerca de 300 mil novos utilizadores por ano. No mundo, o número de internautas que usam o serviço ronda os 320 milhões.

[caption]Novo Messenger. Captura da Microsoft[/caption]