A Nokia acrescentou hoje três modelos de ecrã tátil à família de telefones Asha. Os equipamentos respeitam as mesmas diretrizes dos terminais de gama média introduzidos no mercado no final de 2011: baixo custo, acesso às redes sociais e navegação Web a uma velocidade razoável e um design que convença os mais jovens.

A receita parece estar a resultar. Segundo a fabricante, atualmente há 10 modelos de telemóveis Asha a serem comercializados em 130 mercados. Os novos terminais vêm acrescentar a experiência tátil ao leque de dispositivos disponíveis, apresentando uma interface totalmente renovada.

"Estes telefones foram desenhados para oferecer uma experiência de utilização semelhante à dos smartphones aos consumidores que querem poupar-se aos custos do excessivo consumo de dados e da pouca autonomia de bateria", afirma a Nokia.

Asha 305, Asha 306 e Asha 311 são os nomes dos recém-chegados. São todos modelos semidesprovidos de teclas, onde é o ecrã que domina. O último é o mais completo ao nível das características, contando, com ligação 3,5G, ecrã tátil capacitivo e um processador de 1GHz, que prometem um melhor desempenho no acesso à Internet.

[caption]Asha 311[/caption]

Vem equipado com uma câmara de 3,2 megapixéis e o Nokia Maps pré-instalado - assim como 15 níveis do Angry Birds. O agregador de rede sociais facilita o acesso ao Facebook, Twitter e outros serviços do género, enquanto o browser da Nokia tira partido da computação na nuvem para reduzir até 90% o consumo de dados, promete a fabricante, que quer colocar o equipamento no mercado por cerca de 92 euros (mais taxas).

[caption]Asha 305[/caption]

O Asha 305 é apresentado pela fabricante como "um telefone acessível" com a particularidade de suportar dois cartões SIM e assegurar aquilo a que a Nokia designa como Easy Swap - ou seja, a possibilidade de trocar um dos cartões com este em utilização, sem necessidade de desligar o telemóvel ou abrir a tampa da bateria.

O ecrã é resistivo (menos sensível ao toque) e apresenta uma resolução WQVGA. O modelo vem com a possibilidade de download de até 40 títulos da EA Games, Nokia Maps e Nokia Browser. A câmara é de 2 megapixéis. O preço estimado é de 68 euros (mais taxas).

O modelo 306 assemelha-se muito ao 305, tanto na aparência como nos conteúdos incluídos, mas leva apenas um cartão. Chega com o selo de "o telemóvel com Wi-Fi mais barato do mercado até à data", um ecrã resistivo de 3 polegadas (WQVGA) e vai custar cerca de 63 euros (mais taxas).

[caption]Nome da imagem[/caption]

Todos os modelos têm chegada ao mercado prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.