![O amor também está no ar no gaming. Conheça as principais histórias de romance passadas nas consolas](/assets/img/blank.png)
Os videojogos apresentam-nos aventuras, mistérios, experiências de terror ou sobrevivência, mas são também são muitas as histórias de amor que são vividas entre as personagens. Existem muitos casais famosos no mundo dos videojogos, muitos deles nem sequer são assumidos, mas refletem o desejo de um final feliz por quem os está a jogar.
Como hoje é Dia de São Valentim, conhecido como o Dia dos Namorados, nada como conhecer alguns dos casais que transpiram romance nas suas aventuras. As histórias podem não mostram beijos românticos, mas muitas vezes há finais felizes. Veja-se o caso de Mario e a Princesa Peach. Não são um casal assumido, mas uma longa amizade de décadas, mas há ali algo entre ambos. Afinal, quem é o herói que está sempre a salvar a princesa raptada vezes sem conta do temível Bowser?
“A princesa está em outro castelo” é a frase que Mario mais ouve nas aventuras. Mesmo não sendo um casal, a relação entre Mario e Peach é uma história sobre a longa amizade, o heroísmo, sendo uma inspiração nas dificuldades em ultrapassar circunstâncias mais difíceis na vida.
Veja na galeria imagens dos casais românticos nos videojogos
Outro jogo da Nintendo que espelha este tipo de relação “platónica” é The Legend of Zelda. Em praticamente todos os capítulos desta longa série, o famoso aventureiro Link tem de partir numa jornada para salvar a princesa Zelda. Mais uma vez, é uma relação que apenas se passa na cabeça dos fãs da saga, um desenho de que numa das aventuras essa relação seja mesmo assumida. Até lá, ambos partilham a missão de salvar Hyrule, nas suas diferentes encarnações, do terrível Ganon. É o exemplo perfeito de que o amor (mesmo o de amizade) pode viver ao longo de gerações e encarnações.
Um dos mais recentes casais dos videojogos é Cody e May, os protagonistas de It Takes Two. O jogo da Hazelight Studios tem como base uma história de um casal que está à beira de um divórcio, para desespero da sua filha. Em circunstâncias mágicas, a jovem lança um feitiço aos seus pais para que estes encontrem forma de fazerem as pazes. E com isso, Cody e May são transformados em bonecos.
Agora cabe ao casal ultrapassar todos os desafios do mundo onde estão agora, que não é mais que a sua casa e o jardim. As mecânicas do jogo, obrigando a dois jogadores assumirem cada personagem para ultrapassar os obstáculos, acaba por ser uma lição para a vida. Só mesmo a lutar junto, com o amor que ainda une os casais se conseguem ultrapassar os desafios da vida. Se há um jogo recomendado para jogar neste dia especial, It Takes Two é a melhor experiência para partilhar com a cara-metade.
Quando a CD Projekt RED transpôs para videojogos o universo de The Witcher, seria impossível deixar de fora o romance entre Geralt e Yennefer. Este é talvez o casal mais sexy dos videojogos, deixando jogadores e jogadoras a suspirar com o carisma de cada um. Mas é preciso mergulhar a fundo na sua história para perceber o drama que ao mesmo tempo os aproxima e os afasta.
![Geralt e Yennefer de The Witcher Geralt e Yennefer de The Witcher](/assets/img/blank.png)
Devido às toxinas e tratamentos de exposição a venenos usados nos treinos de transformação mutante num Witcher desde crianças, estes caçadores de monstros têm uma particularidade: são estéreis. O mesmo aconteceu com Yennefer, no processo de transformação de uma poderosa feiticeira, acabou por ficar infértil. E é essa frustração de ambos quererem ser pais e não poderem que alimenta muito do drama em torno deste casal.
Os jogos da Naughty Dog são conhecidos pelas histórias intensas, que exploram as personagens, criando ligações com os jogadores. Nesse sentido, o romance faz parte dos seus protagonistas. Na série Uncharted, o casal Nathan Drake e Elena Fisher acaba por preencher o típico clichê do casal que acaba por ficar junto depois de uma aventura cheia de perigos a superar. É um romance que se vê à distância e que o estúdio vai apimentando ao longo da série.
Já no jogo The Last of Us Part 2, do mesmo estúdio, vemos o amor de Ellie e Dina a quebrarem barreiras num mundo complexo, pós-apocalíptico, onde a sobrevivência às criaturas infetadas é a principal preocupação dos sobreviventes. A história de amor homossexual é um dos temas que a Naughty Dog explora na série e que foi transposto com grande carinho e respeito na primeira temporada da adaptação à TV no episódio de Bill e Frank.
![Ellie e Dina de The Last of Us Part 2 Ellie e Dina de The Last of Us Part 2](/assets/img/blank.png)
A relação entre Chloe Price e Rachel Amber em Life is Strange: Before the Storm é outro exemplo de como se consegue oferecer uma montanha-russa de emoções durante uma paixão. Ao longo dos episódios desta aventura, os jogadores vão acompanhar o desenvolvimento do romance entre estas duas jovens mulheres. Acima de tudo, fica nas escolhas dos jogadores a profundidade dessa relação, que vai ficando mais intensa.
Continuando nas histórias de amor platónicas, Master Chief, o protagonista da série Halo e Cortana, a inteligência artificial, sempre demonstraram uma relação pouco convencional. Mas a sua relação é tão forte como um romance humano, seja pela dependência de cada um para a sobrevivência. E ao longo da série vemos essa relação de dependência a crescer, numa mensagem de que o amor pode ultrapassar os seres orgânicos. E fica a pergunta: pode uma inteligência artificial amar? Infelizmente o comando “Hey Cortana” já não funciona para perguntar.
![Master Chief e Cortana em Halo Master Chief e Cortana em Halo](/assets/img/blank.png)
Sonic e Amy Rose são um casal? Esta é outra das perguntas que mais se faz no seio dos fãs do universo da SEGA. Ambos participam em incontáveis aventuras, mas nunca foi assumido o romance. Obviamente que Amy é o “interesse de amor” do famoso ouriço azul, mas como é habitual, terão de ser os fãs a imaginar que existe algo entre ambos. Mas que são um casal perfeito, sem dúvida que sim.
A série Final Fantasy está cheia de situações de romances entre personagens e cada fã até poderia escolher o seu favorito, como o triangulo amoroso entre Cloud, Tifa e Aerith. Mas se perguntar aos fãs qual a sua história de amor favorita, certamente que muitos vão apontar Tidus e Yuna de Final Fantasy X. A sua missão para salvar o mundo, tudo aquilo que passam, aproximam as personagens. Essa paixão faz os fãs suspirarem e são muitas as imagens criadas e partilhadas nas comunidades que demonstram esse romance.
![Tidus e Yuna de Final Fantasy X Tidus e Yuna de Final Fantasy X](/assets/img/blank.png)
Para os jogadores mais old school, é fácil apontar o casal Guybrush Threepwood e Elain Marley como o casal do ano. As aventuras em The Secret of Monkey Island mostraram como se conheceram, todos os perigos que enfrentaram contra o pirata LeChuck, mas também os altos e baixo da relação nos jogos seguintes. E até se pode dizer, sem levantar muito spoiler, que o casal consegue ultrapassar o lema “até que a morte vos separe”, ao enfrentar a própria morte.
De forma assumida, ou apenas ficando-se pelo desejo dos fãs, o certo é que os videojogos têm sempre algo mais a ganhar quando nas suas histórias introduzem romance. Com mais ou menos intensidade, seja de forma assumida ou apenas desejo de união pelos fãs, há muitas histórias nos videojogos que em dias como o São Valentim ganham mais expressão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários