A equipa do SAPO TEK sugere um filme de ficção científica para assistir no cinema, que se encontra em cartaz: “O Criador” de Gareth Edwards, realizador de Star Wars: Rogue One e Godzilla. O filme tem lugar num futuro em que a inteligência artificial convive com os humanos.

Não se trata de mais uma colagem ao formato do Exterminador Implacável, em que as máquinas querem aniquilar a raça humana, mas um conceito em que a população está dividida entre conviver com a IA ou vê-la como um inimigo a ser destruído. Neste caso, os Estados Unidos, após sofrer um atentado que arrasou Los Angeles pela IA que jurou proteger os humanos, declaram guerra aos algoritmos robóticos, que são protegidos e aceites no mundo asiático.

Veja na galeria imagens do filme:

É um filme ambíguo, com um traço filosófico que traça uma linha ténue entre quem é afinal o verdadeiro inimigo. A trama segue Joshua, um ex-agente das forças especiais dos Estados Unidos, que é recrutado para encontrar e eliminar o Criador, um arquiteto que construiu uma arma de inteligência artificial com um poder incalculável, capaz de acabar com a guerra, mas eventualmente o mundo. E como é visível no trailer, essa arma tem a forma de uma criança.

Joshua é protagonizado por John David Washington, filho do conhecido ator Denzel Washington, que ficou conhecido por protagonizar “Tenet” de Christopher Nolan. O elenco conta ainda com Gemma Chan (Eternals) e Ken Watanabe (Godzilla).

Veja o trailler

Atualmente a IA generativa continua a ser um tópico muito discutido, na sua evolução e como esta tem ganho cada vez mais capacidades para nos ajudar. Mas as polémicas são muitas, como os mais recentes casos de como esta esta está a ser usada para criar versões digitais de atores e artistas sem o seu consentimento.  O Criador acaba por ser uma analogia à relação homem-máquina que muitos tendem a projetar para o futuro.

O filme está disponível nas salas de cinema habituais.