São 268 imagens individuais combinadas numa só para criar o maior mapa de sempre do espaço. Este é o resultado de um trabalho feito nos últimos cinco anos pelos astrónomos do Ruhr-Universitat Bochum, na Alemanha, que criaram uma fotografia com 46 gigapíxeis.

Para perceber o quão ‘monstruosa’ é esta imagem, seriam necessários 22 mil televisores com resolução Full HD para reproduzir na íntegra a panorâmica espacial da Via Láctea.

A imagem ocupa 196GB de espaço e os investigadores tiveram de criar uma ferramenta online própria para que todos possam navegar pela imensidão do espaço. Há ainda uma ferramenta de pesquisa pelo nome da estrela que permite aos internautas fazerem zoom nessa parte da Via Láctea, salienta a CBS News.

[caption][/caption]

Mas o projeto tem um propósito científico além do de catalogação. Agora com a ajuda da imagens os investigadores vão poder fazer comparaçãoes relativamente à emissão de luz feita pelas estrelas, o que ajudará a perceber quais têm planetas a orbitar à sua volta - sempre que um astro passa pela estrela, provoca um ‘píxel morto’ na imagem de comparação.