Na edição de 2019 da CES, a Hyundai deu a conhecer ao mundo o Elevate, um veículo conceptual com “pernas” e com um aspeto semelhante ao dos robots da Boston Dynamics. A fabricante sul-coreana continua a desenvolver os seus Ultimate Mobility Vehicles (UMV) e revela a sua mais recente criação: o Transforming Intelligent Ground Excursion Robot Experiment, ou TIGER-X 1.
Desenvolvido pelo New Horizons Studio, o estúdio de inovação da Hyundai, em parceria com a Autodesk, o veículo autónomo conceptual mantém o espírito do Elevate e foi desenhado para se adaptar a diferentes tipos de terreno, usando as suas “pernas” robóticas quando existem obstáculos mais complicados pelo caminho.
Clique nas imagens para ficar a conhecer o TIGER-X 1 da Hyundai
Ao contrário do Elevate, a missão principal do TIGER-X 1 não envolve o transporte de passageiros. A Hyundai explica que o veículo está preparado para um vasto conjunto de missões não tripuladas: da exploração científica de locais remotos ou com condições extremas ao transporte de bens, medicamentos ou equipamentos em casos de desastres naturais.
Mas não é tudo: pensando no futuro das missões de exploração espacial, as versões futuras do TIGER-X 1 poderão navegar pela superfície da Lua ou de outros planetas.
Além do seu sistema de locomoção híbrido, o design do veículo conta com uma arquitetura modular e com múltiplos sensores que permitem, por exemplo, observações remotas.
O TIGER-X 1 pode também “trabalhar” em conjunto com veículos aéreos não tripulados (ou UAV na sigla em inglês), os quais podem levá-lo para locais a maiores altitudes ou até mesmo carregar a sua bateria quando mais necessita.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários