O Windows 10 já está disponível e ao longo dos próximos dias vai chegar a milhões de utilizadores de todo o mundo. Um primeiro contacto com o sistema operativo permite perceber que o software acaba por ser uma mistura dos aspetos mais positivos do Windows 7 e do Windows 8.

O Windows 10 está novamente focado no desktop, ainda que tenha todos os elementos para respeitar a tendência dos dispositivos móveis. E apesar de não exigir uma grande curva de aprendizagem, vale a pena espreitar aquelas que são algumas das novidades do software da Microsoft.

Este é o novo Windows 10 em imagens:

Será necessário mais tempo para ser possível escrever umas primeiras impressões e uma análise ao Windows 10, mas novidades não faltam para os utilizadores epxlorarem.

Um dos aspetos negativos que se pode apontar logo à partida é a ausência da assistente virtual Cortana em português europeu. Está prevista uma versão brasileira nos próximos meses, mas para os utilizadores experimentarem já a assistente, terão de definir a localização do computador para um dos países onde a Cortana é suportada atualmente - como nos EUA.

A responsável pela divisão Windows na Microsoft Portugal, Rita Santos, confirmou ontem ao TeK que não há nenhuma data prevista para a disponibilização da assistente virtual em português europeu.

Os leitores podem ainda recordar quem tem acesso gratuito ao Windows 10 e como podem saber se a chegada do novo sistema operativo está para breve.

Rui da Rocha Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.