Perseverance chegou a Marte a 18 de fevereiro de 2021 e, depois de quase um ano de permanência no planeta vermelho, a NASA decidiu reunir num vídeo as várias metas alcançadas pelo veículo robótico.

É a agência espacial norte-americana que faz as contas: nos 10 meses e meio desde a chegada a cratera Jezero, o rover Perseverance viajou 2,9 quilómetros, estabeleceu um recorde para a viagem mais longa num dia marciano, tirou mais de 100.000 fotos e recolheu seis amostras de rocha e superfície marciana que irão regressar à Terra para um estudo mais aprofundado.

A NASA revela, igualmente, que desde que “assentou arrais” no planeta vermelho o rover Perseverance já deu origem a mais 50 gigabytes de dados.

Também não nos podemos esquecer dos feitos do helicóptero de 1,8kg Ingenuity que, com 18 voos, mais do que provou que o voo controlado e motorizado é possível na fina atmosfera de Marte.

No vídeo, Jessica Samuels, chefe da missão de operações de superfície do Perseverance, recorda um ano repleto de descobertas. Também explica a próxima fase da missão do Perseverance: explorar o delta que se formou em Cratera Jezero há milhares de milhões de anos, a partir de sedimentos carregados por um antigo rio para o lago que existiu na cratera.

Um dos principais objetivos da missão Perseverance é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia de Marte e o clima anterior, abrindo caminho para a exploração humana do planeta vermelho, sublinha a NASA.

Igualmente em modo de balanço, e a par de um vídeo de visita guiada com os principais “pontos turísticos” de Cratera Jezero, Perseverance também viu reveladas as fotografias mais votadas pelo público ao longo de mais de 40 semanas.

Numa publicação na sua conta do Twitter, o rover agradece pela participação das pessoas na escolha das fotografias e confessa-se apaixonado pelo seu trabalho: "A minha paixão por colecionar rochas só tem equivalente ao meu amor pela fotografia. Obrigado por votarem nas vossas novas imagens favoritas todas as semanas - muito mais está para vir!"