Da chegada do rover Perseverance a Marte ao lançamento do supertelescópio James Web, 2021 foi um ano marcante para a NASA. É a própria agência espacial quem o diz, destacando as fotos que melhor traduzem todos os feitos alcançados.
O ano foi mais uma vez marcado pela pandemia da COVID-19 mas também por temas relacionados com as redes sociais, o ensino à distância e o espaço. Veja as notícias mais lidas no SAPO TEK em 2021.
Depois de um longo “calvário”, o leilão do 5G chegou ao fim e a Anacom começou a passar os certificados de exploração da nova geração móvel. Debaixo de novas polémicas, a casa-mãe Facebook mudou de nome para Meta e deu a conhecer ao mundo os planos do seu metaverso. O Web Summit regressou ao formato
A seleção é da Visual Capitalist. As tecnológicas dominam a lista e mostram como as redes sociais, as criptomoedas ou os NFT foram mesmo as grandes tendências de 2021, traduzidas em enormes receitas para que quem trabalha nessa área.
Perseverance está prestes a completar um ano por terras marcianas e nada como o fim de 2021 para fazer um vídeo do “ano em revista”, resumindo os feitos alcançados pelo rover e também do seu helicóptero Ingenuity. Assim achou a NASA.
A Blue Origin, Virgin Galactic e SpaceX fizeram as primeiras viagens tripuladas ao espaço com civis. A Apple lançou a nova família de iPhone 13 e deu-se o maior roubo de sempre no mundo das criptomoedas, que felizmente teve um “final feliz”.
No segundo trimestre do ano fez-se história com o voo inaugural do Ingenuity em Marte. Certificados Digitais tornam-se num instrumento crucial para livre circulação durante a pandemia. Microsoft revela oficialmente o Windows 11.
O primeiro trimestre do ano fica marcado pelos conflitos entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as redes sociais, valendo-lhe a expulsão deste espaço que também serviu para o popularizar. A chegada a Marte das missões que partiram em junho de 2020 e a febre dos NFTs também marcara