As Nações Unidas lançaram uma nova plataforma interactiva, com a qual pretendem sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar a natureza dando-lhes a conhecer precisamente aquilo que podem estar em risco de perder. Para isso foi criado uma espécie de "wikimundo" onde é possível passear por cerca de 150 mil áreas protegidas do globo.

O Protected Planet agrega informações de serviços como o Google Maps, Wikipedia ou Panoramio - que permite o upload e geolocalização de fotografias de todas as partes do mundo. O objectivo passa também pela actualização de informação, de forma colaborativa, por aqueles que visitem a página.

Para isso o visitante é convidado, a partir de uma janela mostrada logo que acede ao site (e que pode ser dispensada clicando sobre o globo), a fazer o log in, que lhe permitirá ir acrescentando e aperfeiçoando a informação disponível sobre os locais protegidos pelos quais vá, virtualmente, passeando.

[caption]Protect Planet início. captura de imagem.[/caption]

A iniciativa, que nasce de uma parceria entre Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), foi apresentada esta semana na conferência sobre biodiversidade que decorre em Nagoya, no Japão.

O Programa de Áreas Protegidas da ONU tem uma base de dados de 150 mil lugares, mas em alguns casos é pouca ou não está tão actualizada como seria desejável, admitiram os responsáveis, que perceberam que a melhor forma [de altera a situação] era pedir ajuda ao público.

Outro dos objectivos é que a divulgação online destes locais promova as visitas físicas aos mesmos, aumentando assim as receitas que ajudam à sua preservação, admitiram.

Portugal marca presença no Protect Planet com zonas protegidas como o Parque Natural da Peneda-Gerês, Douro Internacional, Tejo Internacional, as serras da Malcata, Estrela, Aire e Candeeiros e São Mamede, ou Parque Natural de Sintra Cascais ou a reserva das Berlengas, por exemplo. Quem quiser ajudar, pode começar a explorar a nova plataforma virtual já a partir de hoje.

[caption]áreas protegidas em Portugal[/caption]

[caption]Parque Natural de Sintra-Cascais[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.