Um grupo de cientistas nos Estados Unidos está a recorrer a iPads para estimular o desenvolvimento da inteligência… de orangotangos. Se a ideia lhe parece inusitada, o melhor é ficar já saber que um dos objetivos principais passa por possibilitar a comunicação entre exemplares da mesma espécie. Por videoconferência.

A experiência começou a ser levada a cabo por uma equipa do jardim zoológico de Milwaukee, mas a ideia é que os orangotangos aprendam a usar o dispositivo e possam comunicar com espécimes noutros zoos, explicaram à AFP os responsáveis pela iniciativa - que também visa sensibilizar os visitantes para uma campanha de proteção dos animais, que estão em vias de extinção.

De acordo com esta fonte, os animais já se mostram emocionados com quando são confrontados com outros orangotangos em vídeos exibidos nos tablets.

"Estamos ansiosos para ver onde isto nos vai levar", afirma Trish Kahn, responsável pelos primatas do zoológico de Milwaukee. "Talvez fiquem indiferentes, mas, pelo que conheço deles, acho que entenderão de onde vem a imagem ao vivo, e que estarão a ver outro orangotango", acredita a especialista, citada pela agência.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Imagem AFP

Atualmente, os orangotangos de Milwaukee usam iPads equipados com Wi-Fi, que permitem aos visitantes observar os macacos, através da Webcam, enquanto estes jogam. E o sucesso da iniciativa está a levar à sua expansão.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Imagem AFP

[caption]Nome da imagem[/caption]
Imagem AFP

A utilização do tablet tem nos últimos tempos sido implementada por outros zoos, financiados pela associação Orangutan Outreach, que lançou a campanha "Apps for Apes", depois do sucesso registado na interação dos bichos com os iPads, em Milwaukee.

Promover o conhecimento dos orangotangos de diferentes zoos através da internet será o próximo passo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes