O ano de 2021 foi de muitas metas concretizadas para a NASA. A agência espacial dos Estados Unidos pousou com sucesso o rover Perseverance na superfície de Marte e conseguiu pilotar o helicóptero Ingenuity, naquele que foi o primeiro voo motorizado e controlado noutro planeta que não a Terra. Entretanto outros voos se sucederam.

Foi também o ano de um longo culminar de preparativos para o lançamento do James Webb Space Telescope, que arrancou da Guiana francesa a 25 de dezembro último e que acaba de completar a abertura do seu escudo solar protetor.

Durante o ano, a NASA deu as boas-vindas de regresso à Terra dos dois primeiros grupos de astronautas de tripulação comercial que completaram missões a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original) tendo ainda tempo para lançar a Crew-3. Durante a missão Crew-2, os astronautas bateram o recorde de 199 dias em órbita, superando a marca anterior de 168 dias que tinha sido estabelecida pela missão Crew-1.

Os planos de voltar à Lua, com uma tripulação que irá integrar pela primeira vez uma mulher, avançaram e já foi possível colocar a cápsula Orion no topo do Space Launch System, para o lançamento da primeira das missões Artemis, na primavera.

Em 2021 a NASA também continuou a disponibilizar recursos de apoio na área das alterações climáticas, nomeadamente através do seu programa Earth Applied Sciences Disasters, que usa dados de observação da Terra e investigação aplicada com vista a melhorar a previsão, preparação, resposta e recuperação em situações de emergência ou desastres naturais por todo o mundo.

Foi um "ano em cheio" que a NASA resumiu em 100 fotos HD. Escolhemos algumas que pode ver em pormenor na galeria.

Para este ano, a NASA promete feitos ainda mais ousados “com novas descobertas e avanços tecnológicos, especialmente porque nossa missão Artemis I abre caminho para futuras missões tripuladas à Lua e mais além”, apontou o administrador da agência espacial Bill Nelson.