A Microsoft apresentou esta quarta-feira um dos seus últimos produtos a contar com as potencialidades da assistente virtual Cortana. Desta vez, no entanto, não se trata de um smartphone, de um computador ou de um novo sistema operativo. Em parceria com a Johnson Controls, que ficou a cargo do design e da construção do aparelho, a tecnológica norte-americana revelou um termóstato com um display transparente que vai poder integrar redes de IoT.

O equipamento chama-se GLAS e conta com um touchscreen onde os utilizadores poderão controlar as opções de temperatura, consultar os consumos de energia dos seus equipamentos, a qualidade do ar e algumas informações de calendário.

O GLAS vai correr o Microsoft Windows 10 IoT Core e integrar a Cortana para interagir diretamente com os utilizadores através de comandos e notificações por voz.

Tal como o Nest da Google, este termóstato integra ainda um conjunto de sensores que detetam a presença de pessoas nas divisões em que se encontra e que auxiliam nos exercícios de poupança de energia.

Não há informações relativamente à data de lançamento do GLAS nem quaisquer preços adiantados, mas as imagens são já mais que muitas.

A Microsoft já tinha anunciado intenções de juntar a Cortana a vários aparelhos domésticos e é por isso expectável que venhamos um leque cada vez maior de eletrodomésticos que contem com as potencialidades deste sistema de inteligência artificial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.