A Microsoft apresentou esta quarta-feira um dos seus últimos produtos a contar com as potencialidades da assistente virtual Cortana. Desta vez, no entanto, não se trata de um smartphone, de um computador ou de um novo sistema operativo. Em parceria com a Johnson Controls, que ficou a cargo do design e da construção do aparelho, a tecnológica norte-americana revelou um termóstato com um display transparente que vai poder integrar redes de IoT.

O equipamento chama-se GLAS e conta com um touchscreen onde os utilizadores poderão controlar as opções de temperatura, consultar os consumos de energia dos seus equipamentos, a qualidade do ar e algumas informações de calendário.

O GLAS vai correr o Microsoft Windows 10 IoT Core e integrar a Cortana para interagir diretamente com os utilizadores através de comandos e notificações por voz.

Tal como o Nest da Google, este termóstato integra ainda um conjunto de sensores que detetam a presença de pessoas nas divisões em que se encontra e que auxiliam nos exercícios de poupança de energia.

Não há informações relativamente à data de lançamento do GLAS nem quaisquer preços adiantados, mas as imagens são já mais que muitas.

A Microsoft já tinha anunciado intenções de juntar a Cortana a vários aparelhos domésticos e é por isso expectável que venhamos um leque cada vez maior de eletrodomésticos que contem com as potencialidades deste sistema de inteligência artificial.