A par da aposta no 4K a marca japonesa está apostada em simplificar a vida dos utilizadores na escolha de conteúdos para ver na televisão ou no telemóvel, mesmo longe de casa.

A nova gama de televisores Viera que a Panasonic acaba de apresentar na sua convenção anual, que se realiza este ano em Amesterdão, traz novidades em termos de qualidade da imagem, a nível da simplificação das designações, no design e no reforço dos suportes para garantir o enquadramento com a nova legislação de segurança, mas sobretudo na personalização.

As séries AS800, AS740, AS650 e AS600 são as novas estrelas da companhia, com as funcionalidades de Smart TV avançadas e ecrãs LED com diferentes níveis de qualidade e dimensões diversificadas, que agora começam nas 24 polegadas para a linha A400.

Mas uma das maiores mudanças está mesmo no interface e na integração de funcionalidades.

Os novos modelos integram a função My Stream, que conjuga o reconhecimento dos utilizadores – até 6 perfis diferentes – para recomendar os conteúdos com base nas preferências, hábitos de visualização de programas e filmes, e usando ainda a lista de favoritos.

O menu do My Stream integra no mesmo interface os programas de televisão, conteúdos gravados, filmes, vídeos, fotos e vídeos online, sendo bastante fácil de utilizar e rápido na navegação.

A integração pode ser feita com a aplicação Panasonic TV Remote 2, disponível para smartphones Android, que pode funcionar como comando remoto junto da TV ou à distância, a partir de qualquer parte do mundo.

Esta aplicação permite ainda enviar mensagens e fotos para um utilizador específico da televisão, ou ver conteúdos gravados e programar a gravação de programas quando está sentado na sala ou antes de chegar a casa.

As mensagens e imagens podem animar uma outra funcionalidade dos televisores, o Info Bar, que tira partido do ecrã do televisor como quadro de mensagens da família. Desde que o equipamento esteja em stand by, basta que o sensor de calor identifique a presença de uma pessoa para ligar o ecrã mostrando a informação mais recente.

A barra informativa pode ser configurada para não se ligar na presença de animais domésticos ou crianças pequenas, mas de qualquer forma só é accionado o ecrã completo se o utilizador assumir alguma acção, como pegar no comando.

A Panasonic garante que esta é uma nova forma de dar uso ao ecrã para centralizar a comunicação e multimédia domésticos.

Parte das novidades agora apresentadas são suportadas no novo interface e no reconhecimento de voz, que agora entende frases e não apenas palavras isoladas, mas também no recurso à cloud, com o My Home Cloud que facilita a partilha de conteúdos na nuvem, de forma segura, no televisor e no telemóvel.

Modelos na rota das lojas portuguesas
Os novos modelos chegam ao mercado entre Abril e Maio, embora não em todos os tamanhos. Luis Caldas, director da Panasonic em Portugal, adiantou ao TeK que os preços dos modelos A400 de 32 polegadas vão começar nos 369 euros, enquanto a gama smart, os AS500, têm preços a partir de 429 euros, também para as 32 polegadas.

Os valores vão crescendo à medida que aumenta o tamanho dos ecrãs e as funcionalidades e qualidade de imagem, com a gama 4K, os AX800, a custarem 2.299 euros para uma dimensão de 50 polegadas. Este será o primeiro modelo de 50 polegadas no mercado com esta qualidade de imagem, e ainda não está definido se o AX900 chegará também às lojas portuguesas.

Curvo ou convexo?

Embora não tenha neste momento nenhum televisor OLED 4K à venda, a Panasonic continua a fazer desenvolvimento nesta área e mostra que não está atrasada em relação à concorrência nos ecrãs curvos.

Em Amesterdão a marca mostrou modelos curvos e convexos com qualidade 4K, explicando que a decisão sobre qual o melhor formato caberá num futuro próximo aos utilizadores, que têm de escolher qual a melhor experiência de visualização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação.