
Criado pela startup sueca Luvly, o Luvly O é um automóvel elétrico pronto a montar. O conceito pode despertar alguma estranheza à primeira vista, mas toma grande inspiração na forma como a IKEA vende os seus móveis, aplicando-a ao mundo dos automóveis, afirma a empresa.
Com menos de 450 quilogramas e uma dimensão bem mais compacta em comparação com um automóvel típico, o Luvly O tem espaço para duas pessoas. O veículo é alimentado por duas baterias recarregáveis, que podem ser trocadas, e foi feito para percursos urbanos, atingindo uma velocidade máxima de 90 quilómetros por hora.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Ao contrário de um móvel do IKEA, quem compra um Luvly O não tem de o montar em casa. Aliás, por motivos de segurança, a montagem deve ser mesmo feita por especialistas numa fábrica. A empresa acredita que esta decisão pode ajudar a reduzir significativamente as emissões de carbono que estão associadas ao processo de envio e transporte de automóveis.
A sustentabilidade está também presente na forma como os componentes do Luvly O são feitos. De acordo com a startup sueca, a carroçaria do automóvel é fabricada com termoplásticos reciclados. Além disso, a empresa indica que o tamanho das baterias foi otimizado para reduzir a “pegada” ambiental associada a este componente.
Veja o vídeo
Em declarações à CNN, Håkan Lutz, CEO e cofundador da Luvly, afirma que a segurança é outro dos aspectos que não foram descurados. A estrutura do carro, que inclui uma camada de alumínio entre duas de espuma de plástico, foi concebida de modo a absorver o impacto de uma colisão, detalha o responsável.
O Luvly O ainda é um protótipo e está a ser testado pela empresa, que espera começar a comercializá-lo no próximo ano por um preço a rondar os 10.000 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Leaving Home transforma a rotina da manhã numa aventura com quebra-cabeças surrealistas -
Site do dia
Lista dos melhores podcasts dos últimos anos é uma viagem no tempo que vale a pena fazer -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários