A infindável panóplia de línguas existentes no mundo torna impossível o domínio de todas elas. Consequentemente, a dificuldade em percebermos pessoas de outras nacionalidades pode acabar por ser um problema difícil de resolver, principalmente quando não existe uma língua comum aos intervenientes. 

Mas a Waverly Labs, uma startup nova-iorquina, quer tornar este problema uma coisa do passado com um par de fones inteligentes.

O gadget chama-se Pilot e consiste num sistema de tradução em tempo real que vai permitir ao utilizador compreender conversas em línguas que desconhece.

Os fones funcionam com uma aplicação móvel e não precisam de uma ligação à internet para traduzir, o que o torna adequado a situações de viagem onde não temos acesso a qualquer tipo de rede. 

Numa primeira fase, os Pilot vão poder traduzir em inglês, francês, espanhol e italiano e, apesar de já existirem várias expansões previstas, o português não parece, para já, fazer parte do conjunto.
O gadget vai, muito em breve, chegar à plataforma de financiamento comunitário Indiegogo. Em fase de pré-encomendas o aparelho vai custar entre 129 e 179 dólares (cerca de 115 e 160 euros, respetivamente). Depois disso, o Pilot deverá rondar os 270 euros.

Apesar de já existirem várias ferramentas que ajudam a descomplicar instantaneamente situações de barreira linguística, como o Skype Translator ou o Google Tradutor, o Pilot é o primeiro a criar um hardware específico para o efeito. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.