O Museu do Pinball estava localizado em Banning, na Califórnia, mas o crescimento exponencial ao longo dos anos tornaram os 4 mil metros quadrados do espaço pequenos para toda a coleção. São cerca de 1.100 mesas de pinball, que somadas com as restantes máquinas árcade contabilizavam quase 1.900 unidades expostas.
O plano inicial era mudar o museu para Palm Springs, a 20 minutos de distância do local original, depois do seu fundador John Weeks ter assegurado espaço na cidade onde vive. Mas desde logo surgiram problemas, pois o edifício com 9 mil metros quadrados e dois andares em questão necessitava de ser renovado, com estimativas de 15 meses para estar pronto e aprovado, quando o dono antecipava apenas sete meses. Tornou-se assim um empreendimento demasiado caro para um museu, que por operar sem fins lucrativos não tinha patrocinadores fixos.
Veja na galeria imagens do Museu do Pinball:
O segundo impedimento foram os preços proibitivos da logística de transporte, considerando que o museu não conseguiu patrocínios para a operação. As máquinas que não estavam expostas no seu local original estavam armazenadas, aumentando os custos do museu, obrigando John Weeks a liquidar parte do inventário. Explicou na altura ao Desert Sun que os contentores de transporte custavam cerca de 3.500 dólares da China para os Estados Unidos, mas com a crise pandémica, passaram a custar 12.000 mil dólares. Além disso, de três semanas para adquirir um contentor, a lista de espera passou a dois meses.
Depois de meses a tentar a mudança para Palm Springs, as operações falharam e o museu vai mesmo fechar em Banning. Toda a coleção vai agora ser colocada em leilões, e segundo a Ars technica, no local vai nascer uma plantação de canábis. Depois das tentativas falhadas para relocar o museu ou obter um patrocinador privado, o dono do museu ainda tentou que a sua coleção se mantivesse intacta e vendida a um único colecionador.
O leilão será realizado no próprio Museu do Pinball em Banning, em que os interessados podem fazer as suas licitações localmente ou via online. A partir desta fase, a venda das máquinas será feita exclusivamente pelo leilão e a coleção já foi trancada.
O dono do espólio passou os últimos 40 anos a adquirir e a colecionar as máquinas e o museu foi inaugurado em 2013 em Banning. Dois anos mais tarde acabaria por entrar no Livro de Recordes do Guinness ao juntar no mesmo local o maior número de pessoas a jogar Pinball em simultâneo. John Weeks chegou mesmo a ponderar criar visitas guiadas e interativas pela história das suas máquinas arcade e de pinball, e claro, permitir aos visitantes que jogassem nas mesmas.
Para passar um dia inteiro no museu, a jogar em todas as máquinas de pinball e árcade disponíveis, o preço era de 150 dólares por adulto e 85 dólares para crianças dos 9 aos 15 anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários