Com o sucesso do lançamento da NES e SNES em formato especial clássico, as restantes fabricantes querem capitalizar a nostalgia dos jogadores com versões das suas próprias plataformas old school. A Sega lançou uma versão da sua Mega Drive, os fãs do Commodore 64 e do Spectrum também receberam novo hardware com jogos clássicos. Agora foi a Sony a ressuscitar a PlayStation, a sua primeira consola com os principais títulos que fizeram a história da plataforma.

A PlayStation Classic chega no dia 3 de dezembro por 99 euros e vem com 20 jogos pré-instalados. A consola é 45% mais pequena que o sistema original e utiliza um cartão de memória virtual para gravar o progresso dos jogos. Para que possa desfrutar de alguns jogos com amigos, o conjunto oferece dois comandos, réplicas das primeiras versões antes da introdução dos analógicos. A consola tem saída HDMI para jogar nos televisores modernos, mas a alimentação via USB fica pela conta dos utilizadores.

Apesar de ser uma réplica fiel, não será possível utilizar CDs para correr os jogos, e nesse sentido, o botão “Open”, que abria a portinhola para o disco, é utilizado para mudar de título. O botão “Reset” por outro lado, mete os jogos em modo suspensão.

A Sony ainda não revelou todos os títulos que irão acompanhar a consola, mas no seu site oficial já é possível vislumbrar alguns dos clássicos garantidos: Final Fantasy VII (para quem suspira pelo remake), Tekken 3, Ridge Racer Type 4, Jumping Flash! e Wild Arms.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.