Lembra-se do conceito introduzido o ano passado com o Acer Iconia? A ideia que preside à proposta da Najmtek é semelhante, mas com um maior enfoque na personalização - que se traduz desde logo na disponibilização com Windows ou Linux.

Neste caso, o equipamento em causa também é composto por dois ecrãs. Um deles é tátil (multitoque) e cumpre as funções de um teclado, que tanto pode ser composto por letras, como números ou servir de plataforma dedicada à utilização de uma aplicação específica, como as usadas para design 3D, exemplificam os autores do projeto.

O principal traço distintivo do dispositivo, a que a fabricante chamou U-Book, é precisamente a vasta gama de possibilidades de personalização deste segundo ecrã, que pode ser usado com os dedos ou um estilete e rapidamente passa de teclado a rato, tablet, calculadora, teclas de piano ou consola de mistura para música. A cor das teclas (de cada uma delas) também pode ser mudada.

[caption]U-Book[/caption]

[caption]U-Book[/caption]

Quando utilizado como teclado na sua aceção mais típica, o destaque vai, contudo, para os múltiplos idiomas suportados. Do QWERTY ao AZERTY, passando pelo cirílico, caracteres árabes ou latinos são algumas das possibilidades, que podem ser complementadas com as teclas de atalho que o utilizador achar convenientes.

[caption]U-Book[/caption]

À parte esta "pequena" diferença, estamos perante um portátil tradicional. Processador Intel (dual-core ou quad-core), 250 ou 500 GB de memória, placa gráfica NVidia GeForce Go, saída HDMI, entrada para cartões SD e ligação Wi-Fi e Bluetooth, são as características até agora avançadas pela fabricante.

[caption]U-Book[/caption]

[caption]U-Book[/caption]

A apresentação do dispositivo, de que a empresa já terá começado a falar em 2010, está agora agendada para a CES, que decorre em Las Vegas, entre 10 e 13 de janeiro. Espera-se que mais detalhes, nomeadamente o preço e disponibilidade, sejam avançados também nessa altura. Para já, temos apenas o vídeo para lhe mostrar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes