A Sono Motors lança o seu carro solar no próximo ano em 24 mercados e Portugal será um deles, revelou esta tarde no Web Summit Laurin Hahn, CEO da empresa alemã. O modelo tem vindo a ser desenvolvido ao longo da última década e passou recentemente a uma versão de produção, que já andou em road show pelos Estados Unidos e vai fazer agora o mesmo na Europa.

A expectativa é grande, porque o Sion vai competir no segmento elétrico, com um preço atrativo, e no segmento dos carros solares, onde também já há outros projetos (como o da Lightyear), igualmente com um preço competitivo. O modelo deve custar 29.900 euros, para um veículo literalmente forrado a células fotovoltaicas - mais de 450 - que recebem a energia solar que o carro vai usar e armazenar na bateria de 54 Kw/h que também integra.

A energia solar produzida pelo carro contribui com cerca de 112 km por semana para a autonomia do veículo. Como sublinhou Hahn na conferência, são cerca de 9 mil km por ano gratuitos, num carro que já tem um preço de partida competitivo graças a outras opções de produção e posicionamento da marca.

O maior desafio dos últimos 10 anos, como também relatou o empreendedor, foi conseguir encontrar a receita certa para embeber as células fotovoltaicas (mais finas que um fio de cabelo) na carcaça do carro, um processo de tentativa e erro que obrigou à experimentação de mais de 3 mil materiais.

Vencido o desafio principal, outros aspetos contribuíram para fazer desta a altura certa para avançar com a produção do Sion. Os custos da tecnologia solar desceram 90% na última década e a eficiência aumentou 40%, admitiu Hahn.

Outro detalhe importante sobre o primeiro veículo de marca própria da empresa alemã é que “vai estar disponível em qualquer cor da preferência do utilizador, desde que seja o preto”, lembrou o CEO.

O aproveitamento de toda a superfície disponível para distribuir células fotovoltaicas explica a opção condicionada, que acaba por ser mais um fator para simplificar a produção e baixar custos. Outra opção importante para “segurar” o preço do Sion abaixo dos 30 mil euros vai ser a opção exclusiva pelo canal online, para encomendas e vendas.

O Sion vai começar a ser vendido já no próximo ano, a partir do segundo semestre e vai ser produzido na Finlândia. A marca já tem planos para novos modelos, nomeadamente para um modelo de maiores dimensões, mas não quer revelar detalhes, antes do Sion chegar ao mercado.

Entretanto, a tecnologia que a Sono vai usar no seu primeiro carro solar já despertou há muito o interesse da indústria, o que permitiu montar uma segunda linha de negócio, B2B, para desenvolver soluções de produção de energia solar para camiões, comboios ou autocarros. A Sono soma nesse segmento mais de duas dezenas de clientes e já tem soluções “na estrada”.

A empresa já tinha revelado que na Europa tem mais de 40 mil reservas do Sion. Até 2030 pretende fabricar cerca de 257 mil unidades do veículo.

O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, seguindo também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

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