E eis que o dia chegou. Duas semanas depois do lançamento oficial nos EUA, o iPad 2 começa hoje a ser vendido em Portugal - e em mais 25 países.

O início da distribuição em território nacional segue o ritual ensaiado na "terra natal" do dispositivo: quem quiser colocar ainda hoje as mãos no tablet de segunda geração da maçã pode dirigir-se a uma loja autorizada a partir das 17 horas.

[caption]iPad 2[/caption]

Aqueles que optaram pela compra online puderam começar a fazê-lo logo à uma da manhã, altura em que foram desbloqueadas as encomendas na loja virtual da Apple para Portugal.

Tal como revelado no início da semana, o dispositivo, 33 por cento mais fino e até duas vezes mais rápido que o seu antecessor, é vendido por valores abaixo dos registados por este aquando do lançamento, com preços a partir dos 479 euros - para a versão de 16 GB sem conectividade 3G.

Nos modelos de 32 GB e 64 GB os valores sobem para os 579 euros e 679 euros. Quem quiser acrescentar à conectividade Wi-Fi a ligação móvel de terceira geração terá de desembolsar entre os 599 euros (16 GB) e os 799 euros (64 GB).

Na segunda geração, o tablet da Apple passa dos 13,4 milímetros de espessura para os 8,8 milímetros e torna-se mais potente, com o processador de dois núcleos A5, sem deixar de assegurar 10 horas de autonomia.

[caption]iPad 2[/caption]

Novidade são também as duas câmaras - uma frontal e outra nas costas do aparelho - que dão suporte à videochamada e captura de vídeos em HD.

[caption]iPad[/caption]

A disponibilidade do equipamento em duas cores, preto e branco, e um leque de capas coloridas - que também servem como suporte na utilização do iPad como ecrã - completam a lista de alterações de relevo ao dispositivo, que mantém as 9,7 polegadas da primera versão no que respeita ao tamanho do ecrã LCD LED retroiluminado.

[caption]iPad 2[/caption]