A maioria das empresas portuguesas que escolheram apresentar-se no GSMA Mobile World Congress com expositor próprio ou partilhado marcaram presença no Hall 2, onde as soluções tinham mais peso face à mostra de terminais e de equipamentos para operadores. Repetindo experiências positivas de anos anteriores, a percepção geral do investimento feito é favorável ao regresso em 2010.

Apesar das condições económicas desfavoráveis a AveiDigital, NDrive, PT Inovação, Wit Software e WeDo technologies mantiveram a aposta na feira que consideram importante como mostra de produtos e serviços mas também para manter contactos e estabelecer parcerias.

Carlos Aguiar, General Manager da AveiDigital, admitiu ao TeK que a presença nesta feira é relevante e que as experiências em anos anteriores fizeram com que o investimento da empresa em certames internacionais divergisse da CeBIT para o GSM World em Barcelona, apesar dos custos serem muito mais elevados neste caso.

Apesar de considerar os contactos realizados promissores, Carlos Aguiar sabe que ainda é cedo para fazer o saldo entre o investimento e o retorno, até porque a concretização de negócios e de parcerias é normalmente um processo moroso.

A empresa que trabalha na área da distribuição de marcas de telemóveis e equipamentos de comunicação, mas que também mantém uma marca própria de equipamentos, a ZTC, optou por fazer montra em Barcelona das suas soluções. Calos Aguiar adiantou que está a preparar o lançamento de um novo telemóvel dual sim que quer colocar no mercado a um preço mais acessível do que o actual modelo, o ZTC B2.

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Na Wit Software o número de contactos e reuniões durante a exposição foi também elevado, como explicou Paulo Glórias. Apesar do investimento no stand este ano ter sido significativo o responsável de comunicação da Wit admite que se conseguiu maior visibilidade e mais eficácia nos contactos.

Para além da WIT Communications Suite, a empresa de Coimbra tinha em exposição a solução desenvolvida para envio de MMS no iPhone de que o TeK já falou.

A partilhar o stand com a BLOM, um parceiro com o qual desenvolveu uma nova solução de navegação para telemóveis, a NDrive não teve mãos a medir com os contactos recebidos durante a feira.

A empresa é repetente no evento, onde aposta em paralelo com a CeBIT. Paulo Duarte, director comercial, refere mesmo que "estar aqui e na CeBIT é estar na liga dos campeões: quem existe está e joga ou está fora de jogo, nem sequer foi colocada".

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Os equipamentos de navegação para automóvel e as aplicações para telemóveis estavam em destaque no stand partilhado com a Blom, assim como a aposta em netbooks para instalar a aplicação de navegação, tirando partido do seu ecrã de maior dimensão e da conectividade 3G e Wi-Fi.

João Neto, presidente da empresa, revelou ainda ao TeK uma parceria com a TMN para o lançamento de uma solução de informação dinâmica sobre trânsito a par dos mapas, que já foi ontem notícia no TeK.

No caso da PT Inovação o número de contactos recebidos foi também grande e a percepção dos colaboradores da empresa presentes no stand é de que os operadores e as empresas andam à procura de soluções que lhes permitam ser mais eficazes numa época de contenção orçamental e que isso poderá ajudar a dinamizar investimentos.

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Com stand no Pavilhão 1, a WeDo technologies tinha como objectivo aumentar a sua visibilidade, procurando ao mesmo tempo parcerias estratégicas e dinamizando a procura das suas soluções de revenue assurance que no contexto de crise estão a despertar grande interesse nos operadores que precisam de recuperar receitas perdidas.

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Só ao longo dos próximos meses será possível avaliar os resultados concretos dos contactos agora realizados, mas a percepção geral é favorável à repetição da presença directa em 2010.

Fátima Caçador

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a introdução de vídeos.