Carregar um amplificador e uma guitarra elétrica não é particularmente cómodo, mas são já várias as marcas que prometem simplificar a tarefa com modelos mais portáteis. Um dos últimos é o Spark Go, da Positive Grid. Um equipamento compacto, com menos de nove centímetros de altura, que pode ser emparelhado com pedais, outros periféricos de efeitos e uma app dedicada que lhe permite ajustar toda a experiência sonora.

A app é, de resto, uma das grandes propostas de valor deste Spark Go, uma vez que pode melhorar o som da sua guitarra digitalmente, bem como complementá-lo com outros instrumentos gerados artificialmente por IA. Nela vai encontrar ainda um conjunto de 33 estilos de amplificação, 50 mil tons e 43 efeitos e pedais virtuais que abrem o espectro das possibilidades.

A aplicação da Positive Grid oferece ainda um modo onde é criada uma música de fundo com base naquilo que está a tocar e pode ser sincronizada com o Spotify e a Apple Music para o ajudar a aprender qualquer música presente nestas plataformas. Como? A app analisa a faixa e apresenta-lhe o conjunto de acordes correspondente.

No capítulo do hardware, temos um amplificador aparentemente robusto, com uma grelha que a marca descreve como sendo "ultra forte" e um revestimento em relevo que lhe confere proteção adicional em caso de queda.

A Positive Grid sublinha que este Spark Go conta ainda com tecnologia de áudio computacional que ajuda a entregar uma experiência sonora envolvente. Caso prefira treinar de forma mais discreta, pode conectar um par de headfones para tocar em exclusivo para os seus ouvidos.

A autonomia do Spark Go chega às oito horas.

Veja o vídeo

O amplificador ainda não está disponível, mas a Positive Grid já está a aceitar inscrições na lista de espera. Ao deixar o seu email, pode esperar ser um dos primeiros a saber da disponibilidade do aparelho que, segundo a marca, será inicialmente vendido por 109 dólares - preço que será posteriormente aumentado para 149 dólares.