No dia 3 de abril de 1973 o engenheiro da Motorola Martin Cooper realizou a primeira chamada através de um telemóvel - longe de imaginar as proporções que tal marco histórico acabaria por ter na evolução das comunicações a nível global.

Hoje o telemóvel é tudo: um equipamento de telecomunicações, uma máquina de jogos, um centro de entretenimento, um canivete suíço de aplicações, um assistente pessoal, um gestor de tarefas, um elemento de status quo, uma peça de vestuário, um amigo nas horas vagas, um dispositivo indispensável.

Já para não falar da ubiquidade que permite e das conexões non-stop garantidas através da ligação à Internet.

Para comemorar o 40º aniversário do telemóvel, o TeK reuniu algumas fotos de telemóveis que são considerados como pilares da história da telefonia móvel. Uma promessa: "tijolo" vai ser uma palavra que lhe vai ocorrer com frequência.

O primeiro telemóvel é o Motorola DinaTack 8000x, custava cerca de quatro mil dólares na época, e está a ser utilizado pelo Martin Cooper, o mesmo que foi pioneiro nas chamadas em telemóveis.

[caption]Nome imagem[/caption]

O Nokia Mobira City chegou em 1984 com um custo exorbitante de cinco mil dólares e vários quilos de peso. Três anos depois a Nokia introduziu o Cityman 900, uma versão mais portátil e mais ao estilo de telemóvel e não tanto em jeito de telefone de guerra como o seu antecessor:

[caption]Nome imagem[/caption]

Em 1992 chegava a revolução e um dos maiores sucessos comerciais de sempre: Nokia 1011.

[caption]Nome imagem[/caption]

Alguns anos mais tarde a Motorola voltou a responder e introduziu no mercado o StarTAC, uma revolução no design dos equipamentos móveis:

[caption]Nome imagem[/caption]

Nokia 3310: máquina de guerra não concordam?

[caption]Nome imagem[/caption]

Em 2000 era a vez do Samsung's SCH-V200 dar um passo a caminho da centralização multimédia com a inclusão de uma câmara VGA para fotografias:

[caption]Nome imagem[/caption]

A Motorola voltou a agarrar o mercado com os telemóveis de conchas e introduziu o super popular V3:

[caption]Nome imagem[/caption]

Depois de muita evolução em conceito e de uma época dominada pela miniaturização dos equipamentos, alguns anos mais tarde aparece o telemóvel que tornou o conceito de sensível ao toque e de aplicação numa norma do dia a dia:

[caption]Nome imagem[/caption]

É ainda de referir o Nokia NGage, a primeira tentativa de transformar a sério o telemóvel numa máquina de jogo, o RIM 850 da BlackBerry, que revolucionou a forma como as pessoas interagiam entre si através de email e os muitos telemóveis que a Sony Ericsson introduziu no mercado para ombrear com as vedetas da época.

Fica o convite de que os leitores deixem na caixa de comentários sugestões de telemóveis que consideram ter marcado a evolução da tecnologia e das comunicações móveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico