A Samsung e a MetroPCS anunciaram esta semana o lançamento do "primeiro telefone 4G para redes LTE a ficar disponível comercialmente", disponibilizando comunicações de voz, texto e navegação Web baseados na tecnologia de quarta geração móvel. Chama-se Craft e vai custar 299 dólares (mais taxas) - cerca de 225 euros.

O lançamento representa um passo importante no arranque do LTE para o mercado de telemóveis, sendo que a rede tem vindo a ser principalmente explorada para oferecer acesso móvel à Internet.

Operadores no mesmo país, como a Sprint, já disponibilizavam modelos 4G, como o HTC Evo e o Samsung Epic mas recorrem à rede WiMax, até agora disponível em 27 cidades dos Estados Unidos mas com planos de expansão que a levarão a 120 milhões de pessoas.

[caption]Samsung Craft[/caption]

Outros países, como a Rússia, Coreia do Sul, Japão ou China oferecem também vários serviços de telefonia móvel de quarta geração, baseados em redes WiMax, contando com modelos de fabricantes como a LG e a HTC no portefólio das operadoras.

[caption]Samsung Craft[/caption]

O modelo agora comercializado pela MetroPCS apenas terá, numa fase inicial, cobertura de rede 4G na zona de Las Vegas (EUA), onde a operadora estreou a sua rede LTE, recorrendo também a tecnologia da Samsung e prometendo velocidades de navegação entre os 30 Mbps e 60 Mbps.

A infra-estrutura deverá ser alargada a "outras cidades" do país, "nos próximos meses", avança a operadora em comunicado.
O Craft assemelha-se, no que ao design concerne, ao modelo da Samsung com ligação WiMax vendido pela Sprint, o Epic, embora divirjam em características e especificações.

Neste caso, estamos perante um modelo slide, com ecrã QWERTY e ecrã táctil AMOLED (WVGA), de 3,3 polegadas. A câmara é de 3.2 megapixéis, com flash e capacidade para captação de vídeos e o software TouchWiz oferece integração com serviços online como o YouTube e redes sociais.

[caption]Samsung Craft[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.