Os quatro tripulantes da Inspiration 4, a primeira missão civil da SpaceX, poderão vir a usar a casa de banho com a melhor vista de sempre. Embora com poucos pormenores conhecidos no que diz respeito ao modo de funcionamento, sabe-se que as instalações sanitárias vão ficar no “teto” da cápsula, próximo da “janela panorâmica” proporcionada pela cúpula de vidro no nariz da Crew Dragon.

Confirmada pela SpaceX no final de março, a estrutura transparente terá a mesma finalidade da instalada na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2010, com vista privilegiada sobre a Terra e o espaço em redor, e por isso um dos pontos preferidos dos astronautas para observação da Terra - nomeadamente para tirar fotos, claro.

Embora com funções idênticas, a janela da Inspiration 4 tem um design pensado para oferecer uma experiência de visualização melhorada, além de que a Crew Dragon voará a uma distância maior da Terra do que a ISS, que está localizada a 420 km de altitude. O resultado será “provavelmente o mais perto que alguém poderá sentir de estar ‘no espaço’ a partir de uma cúpula de vidro”, comentou Elon Musk quando a SpaceX quando deu a conhecer a novidade.

Cúpula da Crew Dragon
créditos: SpaceX

Os pormenores acerca da forma como a cúpula da espaçonave vai ficar no voo civil também são escassos e levantam-se algumas questões quanto à utilização de materiais e tecnologias que ainda não estarão disponíveis - ou pelo menos não são do conhecimento público -, mas pelo que foi apresentado a nova estrutura vai ser monolítica, ou seja, a janela de vidro em si não terá quaisquer suportes estruturais “a meio”.

Em termos de dimensão, prevê-se uma proporção aproximada de dois por um e material de suporte estrutural para o vidro.  A janela circular central da cúpula tem um diâmetro ininterrupto de 80 centímetros, enquanto todo o conjunto tem um diâmetro interno total de mais ou menos dois metros e uma profundidade (área da janela cónica) de cerca de 50 centímetros.

Tanto a cúpula - na altura em que foi revelada - como a casa de banho foram comentadas por Jared Isaacman, um dos quatro tripulantes da missão Inspiration4, e principal responsável. “Não será o cumulo da privacidade, mas será uma cortina de privacidade no topo da espaçonave onde nos podemos separar de todos os outros”, referiu em declarações à publicação Insider. "E também é onde fica a cúpula de vidro. Então, quando as pessoas tiverem que usar WC terão com certeza uma bela vista”.

Além de Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments, a tripulação da Inspiration4 conta com mais três “civis”: Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor.

O lançamento da missão deverá acontecer no final do próximo mês de setembro, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA. Até lá, a tripulação da Inspiration4 está a receber formação de astronauta comercial, sobre o veículo de lançamento Falcon 9 e a nave espacial Dragon, sobre mecânica orbital, operações em microgravidade, gravidade zero e a fazer testes de stress, de acordo com o explicado pela SpaceX na altura da divulgação da missão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.