A falta de postura é uma epidemia contemporânea. Ao contrário das imagens enxutas e direitas que povoam os quadros do renascimento, as pessoas têm agora tendência para castigar a coluna e o pescoço graças aos hábitos que ocupam a rotina das pessoas do século XXI. Ao trabalho de secretária, que "obriga" a uma flexão da espinha em direção ao computador, ou à utilização do smartphone, cabem a maior parte da culpa deste problema. Mas há uma empresa que pretende resolver a situação com um robot "mandão".

No Kickstarter, vai encontrar o Giiro, um companheiro atento que foi desenvolvido para o corrigir sempre que estiver sentado numa posição desfavorável para o seu corpo. E se tender a "entortar" mesmo quando está de pé, o Giiromat vai encarregar-se de o avisar para distribuir melhor o seu peso.

As empresas responsáveis por este par de gadgets são a sul-coreana Gaze Lab e uma startup chamada Morethings. Ambas são especialistas em Internet das Coisas e sensores inteligentes.

A Gaze Lab já tem outros produtos criados para este segmento, mas o robot Giiro oferece um nível de interação que os anteriores não permitiam. Se estiver mal sentado, por exemplo, o gadget imita a sua posição e olha-o de soslaio para o relembrar que ele está à espreita.

Sempre que for apanhado com uma postura incorrecta, o Giiro, que parece um pequeno Minion, vai apresentar um X no lugar do único olho que tem na cabeça. Se colocar uma perna atrás da outra, o robot vai olhá-lo de lado até que corrija este pormenor. Ao todo são nove, as expressões diferentes que o Giiro pode apresentar.

Para além do robot e do tapete, pode ainda emparelhar estes gadgets com uma app que assegura a monitorização da sua postura durante o dia, chegando a registar pormenores, tais como os pontos da sola do pé onde exerceu mais pressão durante o dia.

Note que o Giiro pode ser emparelhado com a Alexa.

O robot vai começar a sair da fábrica em dezembro, caso a Gaze Lab consiga atingir a meta de financiamento no Kickstarter. A fasquia está nos 20 mil dólares, mas o projeto ainda não ultrapassou os 2 mil.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.