![Projeto português estende superfícies interactivas para crianças do pré-escolar](/assets/img/blank.png)
E se em vez de um quadro interativo as crianças pudessem usar qualquer superfície para interagir com os desenhos, letras e números que lhes são apresentados? A ideia está na base do projeto que juntou a Nautilus, uma empresa de desenvolvimento de mobiliário e soluções tecnológicas para a educação, à Lusoinfo Multimédia, especializada em software educativo.
O resultado é o Netboard Portable, uma estação interativa que inclui um projetor portátil que pode transformar qualquer superfície num espaço de brincadeira e interação com os conteúdos trabalhados pelo professor ou educador.
"Esta solução visa colmatar uma falha da oferta no mercado para esta idade. [...] As crianças do pré-escolar estão muito habituadas a lidar com soluções interativas e táteis e já pedem este tipo de materiais", explicou ao TeK Filipa Silva, diretora de marketing da Nautilus.
A Nautilus fez toda a integração da solução usando um projetor interativo da Epson e prevendo a possibilidade de utilização de um computador all in one que fica integrado na estação portátil, permitindo a sua deslocação fácil entre várias salas de aula, o que facilita a sua rentabilização dentro de uma escola ou agrupamento escolar.
O Netboard Portable tem um custo abaixo dos 2 mil euros e já começaram a ser feitas as demonstrações em Portugal, existindo também um grande interesse a nível internacional depois de algumas presenças em feiras do sector que geraram já várias encomendas pra França, Reino Unido e Angola.
A interação do software interativo na solução foi uma das necessidades identificadas em Portugal, o que levou à parceria com a Lusoinfo Multimédia que desenvolveu os conteúdos da Biblioteca do Gigante e da coleção Bia e Kiko, adequados às crianças em idade pré-escolar.
A Nautilus tem atualmente uma posição de liderança no mercado português e está presente nas escolas do segundo e terceiro ciclo que foram equipadas com quadros interativos no âmbito do Projeto Tecnológico da Educação.
Em 2013 apresentou um crescimento de 20% no volume de negócios e espera continuar a crescer nos mercados externos graças a uma estratégia de internacionalização que já permitiu captar negócios de grande dimensão em novos mercados.
As exportações representam já 50% do volume de negócios total e a Nautilus está presente em mais de 20 países, entre os quais Espanha, França, Itália, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Angola e Moçambique.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários