A Google quer tornar acessível a qualquer utilizador com um sistema Android a criação de aplicações que animem o seu smartphone. Para o conseguir acaba de anunciar o App Inventor, um programa que permite desempenhar a tarefa como se de um jogo se tratasse. O utilizar só tem de juntar peças para chegar ao resultado final.



No blog oficial explica-se que com o App Inventor é possível criar qualquer tipo de aplicação imaginada pelo utilizador. Explica-se que a ferramenta oferece meios para - de forma intuitiva - criar jogos simples, mas não só.



Também é possível criar aplicações informativas ou educativas. Por exemplo, um estudante pode criar um questionário que o ajude a estudar e tirando partido das funcionalidades do sistema operativo de conversão de texto em discurso colocar o telefone a fazer perguntas em voz alta.



Os conhecimentos de programação são dispensados, quer no caso das aplicações mais simples, quer para criações mais complexas, já que o programa não funciona mediante a escrita de código, mas a partir de blocos que vão sendo especificados o comportamento da aplicação.