A solução foi desenvolvida em parceria entre a Volvo e a Ericsson e já teve atenção mediática quando foi apresentada este ano na CES, mas continua a evoluir, como explica Klas Bendrik, vice presidente e CIO da Volvo Cars que mostra uma grande confiança na adoção da tecnologia.

Nos últimos anos muito tem mudado na indústria automóvel e o conceito de “carro conectado” está a ser adotado por várias fabricantes, que procuram a forma de fazer a ponte entre as tecnologias da informação, a Internet, a condução e o lazer dentro dos automóveis.

Para a Volvo a resposta está no sistema Sensus Connect, suportado em Cloud e com a plataforma de serviços da Ericsson, que implementa alertas de tráfico, eco driving, download de música e serviços à medida, que podem passar pelo pagamento de parques de forma automática ou mesmo a compra de produtos e a entrega diretamente na mala do carro.

Os últimos inquéritos mostram que os utilizadores estão interessados em explorar a conetividade dentro do carro, mas também a possibilidade da condução autónoma e a exploração de sistemas que tiram partido da capacidade de rede para aumentar a segurança nas estradas e a informação de trânsito.

Um estudo da IPSOS em 5 países indica que 50% dos condutores mudaria de marca para ter um “carro ligado”, e 72% adiaria a compra de um carro durante um ano para ter acesso a estas funcionalidades.

No vídeo abaixo, Klas Bendrik, CIO da Volvo Cars, explica a visão da empresa nesta área.

Este á o primeiro projeto da Ericsson na área automóvel, mas Charlotta Sund, responsável da Ericsson para o norte da Europa, garante que a solução desenhada se estende a várias geografias, mesmo sem revelar outros nomes de fabricantes com quem a empresa está a negociar.

“Esta solução tem muitas aplicações possíveis em vários países, desde o controle de que carros podem circular em determinados dias da semana até à possibilidade de limitar a circulação dos seus filhos a uma determinada zona geográfica”, explica.

Fátima Caçador

Nota da Redação: A jornalista viajou até Estocolmo a convite da Ericsson.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico