Manter a segurança do computador, dos dispositivos ligados à web e das aplicações é uma prioridade, em especial nos dias que correm, em que os cibercriminosos conseguem desenvolvem métodos cada vez mais sofisticados para levar a cabo as suas intenções maliciosas. O problema torna-se pior quando os utilizadores optam por palavras-passe que os colocam em risco de ser atacados.
A SplashData voltou a provar no seu ranking anual que ainda existem demasiados utilizadores a ser pouco criativos na hora de escolher a sua password, embora os riscos de utilizar credenciais de acesso consideradas “fáceis” de adivinhar sejam já bem difundidos.
Fique a conhecer as 10 piores passwords de 2019 seguinte na galeria
A empresa de cibersegurança constrói a sua lista a partir das passwords mais comummente decifradas durante os ataques informáticos ao longo de 2019. À semelhança dos anos anteriores, voltam a figurar palavras e sequências de números habituais. Entre as piores escolhas deste ano estão “repetentes” como “password”, “123456” e até “iloveyou”.
Na lista organizada pela Splash Data é também possível encontrar algumas escolhas um pouco mais "criativas" de passwords nas posições mais baixas. Por exemplo, “cheese” (queijo), “donald” (numa possível referência ao atual presidente norte-americano) e até “starwars”.
Além da utilização de passwords que não são suficientemente seguras, a "reutilização" de credenciais é outro dos problemas que abre a porta ao cibercrime. No início de dezembro, a Microsoft descobriu que, ao todo, 44 milhões de utilizadores de serviços da gigante tecnológica, incluindo da plataforma Cloud Azure, estariam a usar palavras-passe que tinham sido expostas anteriormente em ataques informáticos.
Se ainda tem dúvidas em relação ao nível de segurança da password, também pode experimentar "passá-la" pelo website "How Secure is My Password", onde o sistema da Dashlane responde com o tempo que demoraria um computador a decifrá-la. Caso precise de inspiração para a sua próxima password, pode recordar aqui a lista dos piores "password offenders" de 2018, a qual reúne num Top10 os indivíduos e as organizações que protagonizaram as maiores gaffes.
Clique na galeria para ficar a saber o que não deve fazer quando mudar de password
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários