À primeira vista o r1 até pode ter algumas parecenças com o Ai Pin da Humane. Embora também use inteligência artificial, a proposta da startup fundada por Jesse Lyu toma uma abordagem diferente, num “companheiro de bolso” capaz de navegar por apps por si.

O r1, apresentado durante a CES 2024, é um pequeno dispositivo standalone criado em colaboração com a Teenage Engineering que usa o sistema operativo rabbit OS, baseado num Large Action Model (LAM), um modelo fundacional desenvolvido pela rabbit.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A rabbit explica que o modelo de IA que desenvolveu é capaz de inferir e replicar ações humanas em interfaces computadorizadas, aprendendo a partir dos comportamentos dos utilizadores quando utilizam aplicações.

Nas palavras de Jesse Lyu, os modelos utilizados em soluções como o ChatGPT mostraram as possibilidades de compreensão de linguagem natural com IA. O LAM desenvolvido pela rabbit vai um passo mais além, gerando ações por parte dos utilizadores para ajudá-los a realizar tarefas de modo mais eficiente, indica o responsável.

Segundo a empresa, o objetivo é dar resposta à frustração causada pela miríade de aplicações nos smartphones que, em muitos casos, contam com experiências de utilização complicadas.

Veja o vídeo

Para ajudar os utilizadores, o rabbit OS traz agentes de IA personalizados, que tomam o nome rabbits, concebidos para dar conta de uma variedade de afazeres: de pesquisar informação atualizada sobre tarefas complexas a preencher listas virtuais de compras, ou até a finalizar transações online.

A startup afirma que, aquando do lançamento do r1, o rabbit OS estará treinado para funcionar com a maioria das apps populares. No futuro, o sistema operativo permitirá “treinar” os agentes de IA para realizarem tarefas específicas.

rabbit | r1
créditos: rabbit (via YouTube)

Olhando para o hardware, o r1 está equipado com um processador Helio P35 da MediaTek, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e uma bateria que promete autonomia para todo o dia. Além de uma porta USB-C, há espaço para um cartão SIM e o gadget tem suporte a conectividade via Wi-Fi e redes móveis.

O gadget inclui também uma câmara e microfones, que permitem interações mais avançadas com os agentes de IA. A pensar na privacidade, a rabbit afirma que o companheiro de bolso” não está sempre à escuta nem a registar o que está a ser captado pela sua câmara.

O r1 vai estar disponível por um preço de 199 dólares, sem necessidade de assinar uma subscrição mensal, afirma a startup. O período de pré-venda começou no dia 9 de janeiro, através do website da rabbit. As encomendas começam a chegar aos Estados Unidos no final de março e a outros mercados internacionais no final do ano.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no nosso dossier.