A SpaceX continua a reforçar a rede Starlink e, depois de lançar uma remessa de 23 satélites no dia 3 de dezembro, a empresa de Elon Musk completa mais um lançamento bem-sucedido.

O lançamento, que decorreu esta madrugada, afirma-se como a 90ª missão orbital da SpaceX em 2023. O foguetão Falcon 9 deu “boleia” a mais 23 satélites, partindo da base espacial da Space Force no Cabo Canaveral pelas 05h07 (hora de Lisboa).

Clique nas imagens para ver com mais detalhes

O primeiro estágio do Falcon 9 regressou à Terra a pouco mais de 8 minutos após o lançamento e aterrou na plataforma Just Read the Instructions, no Oceano Atlântico. Segundo a SpaceX, este é o nono lançamento e aterragem deste booster, que já tinha participado em missões como o lançamento da missão Crew-5.

A cerca de uma hora após o lançamento, os 23 satélites seguiram caminho para o seu destino na órbita baixa da Terra, juntando-se à constelação Starlink que, atualmente, conta com mais de 5.100 satélites ativos.

Veja o vídeo

Em 2022,  a empresa espacial de Elon Musk tinha alcançado a marca dos 61 lançamentos. Os planos para o próximo ano são ainda mais ambiciosos, apontando para 144 lançamentos. O programa de missões para reforçar a rede Starlink também vai ser acelerado no próximo ano e a SpaceX quer até 12 lançamentos por mês.

Starship volta a explodir (e há vídeo) mas passou no teste. SpaceX mantém Marte no mapa
Starship volta a explodir (e há vídeo) mas passou no teste. SpaceX mantém Marte no mapa
Ver artigo

Para lá da rede Starlink, em novembro, o foguetão Super Heavy ligou os seus 33 motores para um novo teste com a nave Starship. Tudo parecia estar a correr bem, mas uma explosão aos nove minutos de voo acabou por ditar o fim do teste.

No entanto, ainda houve tempo para entrar em órbita, para a separação dos dois estágios e para o segundo deles seguir viagem por uns minutos, o que já foi considerado como uma experiência positiva pela SpaceX.

Recorde o último teste da Starship

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.