Returnal chegou hoje às lojas e é um dos mais esperados títulos exclusivos da PlayStation 5 deste início do ano. O jogo foi produzido pela experiente Housemarque, conhecida pelos seus títulos de ação árcade, no género twin stick shooter, destacando-se pela quantidade de tiros espalhados pelo ecrã, o chamado Bullet Hell, sobressaindo-se propostas como Stardust, Resogun, Alienation e Nex Machina.

O novo título bebe bastante inspiração nos seus anteriores projetos, mas é o primeiro com uma produção de grande orçamento, os chamados AAA, e convida os jogadores para uma viagem repleta de mistério a um mundo alienígena. Sendo um jogo do género roguelike, isso significa que o progresso da aventura não é linear, e o jogador regressa ao início sempre que morre, perdendo o progresso, armas e outros itens que vai amealhando.

O jogador encarna Selena, uma astronauta que se despenha num planeta inóspito chamado Atropos. E pouco mais se sabe neste início. Será necessário explorar, morrer, voltar à vida, para compreender que algo sobrenatural se passa naquele local. Vai encontrar semelhanças a títulos como Hades e Curse of the Dead Gods nos videojogos, mas também filmes como Edge of Tomorrow com Tom Cruise e Dia da Marmota com Bill Murray, no que diz respeito ao loop da vida.

Neste caso, nem tudo é perdido, porque toda a experiência adquirida no uso das armas mantém-se, tornando-se mais eficientes a cada nova tentativa, o que torna, na teoria, mais fácil cada partida. A sua pistola inicial e a sua espada para ataques de proximidade também se mantêm no início, assim como uma moeda de troca chamada Ehter, para ativar certos elementos importantes na aventura.

Não faltam perigos, armas exóticas, e muitos monstros para enfrentar, incluindo bosses no final de cada um dos seis biomas distintos do planeta. E a cada tentativa os segmentos do cenário são baralhados e apresentam-se sempre diferentes a cada nova tentativa, o que é uma característica dos jogos roguelike. Neste caso, há sempre um caminho a seguir em direção ao objetivo, mas há locais alternativos para explorar e tentar encontrar itens melhores. Mas há igualmente maior possibilidade de dar de caras contra monstros poderosos.

Returnal já se encontra disponível para a PlayStation 5, por um preço de 80 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.